Entregadores de app podem consumir as refeições de quem NÃO desce para buscar o pedido? Entenda!

Dúvida comum de clientes está sendo repercutida em redes sociais e você precisa conferir seus direitos e deveres como usuário de plataformas de entrega de comida; confira

Enquanto a conveniência dos aplicativos de delivery tornou-se um padrão nos dias de hoje, uma questão muito delicada acabou surgindo, que diz respeito ao que acontece quando os entregadores são solicitados a subir em apartamentos para fazer a entrega.

Algumas cenas têm se tornado virais nas mídias sociais. Em prédios residenciais, os motoboys muitas vezes são solicitados a subir diversos andares para entregar refeições na porta do cliente. Como meio de resistir a isso, os funcionários se recusam e, em alguns casos, usufruem da comida que o cliente pediu. Vejamos a seguir, portanto, se isso é permitido.

Entregadores de app podem consumir as refeições de quem NÃO desce para buscar o pedido? Entenda!
Consumo de refeições que clientes não buscam! Foto: divulgação

Entenda o caso

Esse tipo de prática se tornou viral depois de um motoboy debochar da situação no TikTok, exibindo o lanche de um cliente e aproveitando a comida. Mas afinal, você sabe quais são os direitos e devedores dos entregadores de aplicativos?

O Brasil, assim como muitos países, testemunhou uma expansão rápida da denominada economia dos aplicativos nos últimos anos. Para termos uma ideia, uma pesquisa deste ano realizada pelo Cebrap mostra que cerca de 1,6 milhão de trabalhadores exercem atividades nos aplicativos, sendo 386 mil entregadores.

Conforme o país se adapta a essa nova realidade, a busca pelo equilíbrio entre comodidade e respeito aos direitos trabalhistas se torna cada vez mais importante.

De acordo com o próprio iFood, o trabalhador não tem obrigação de subir no apartamento para entregar o pedido do cliente. Isso porque a comida deve ser entregue no primeiro ponto de contato da residência do usuário, isto é, no portão de casa ou na portaria de condomínio.

Sanada essa dúvida, o povo brasileiro quer saber se o motoboy comer o pedido do cliente que não desceu para buscá-lo é algo permitido. A seguir, portanto, veremos como o iFood se posiciona em relação a essa prática e todos os detalhes que envolvem a atitude de entregadores de app. Não deixe de conferir para ficar por dentro do assunto!

Veja também: Declaração do presidente para todos os entregadores de APP

Entregadores podem comer o pedido?

Portanto, se você é um usuário assíduo de plataformas de delivery ou um entregador de aplicativo, é fundamental que fique sabendo o que disse o iFood sobre o caso mencionado acima e quais são seus deveres.

Em primeiro lugar, já está respondido que os clientes têm o dever de buscar seu pedido na portaria. Isso é um fato! No entanto, quais são os deveres do entregador de app nestes casos?

Por mais que um entregador não tenha de subir até o apartamento do cliente, ele não pode comer o pedido. Quem diz isso é o próprio iFood, que afirma adotar políticas contra situações do tipo. A empresa diz que estes casos acontecem por conta de uma norma social que existe, mas que deve ser desconstruída de forma coletiva, tanto em relação ao entregador que come o pedido quanto ao cliente que solicita que o trabalhador suba até o apartamento.

Por fim, pelo fato de não ser uma conduta adequada, comer o pedido do cliente que não foi buscar a comida pode causar restrições ou desativação da conta do trabalhador. O iFood recomenda que o profissional relate o ocorrido no suporte e aguarde demais orientações para o seu caso, que geralmente são descarte ou devolução do pedido.

Além disso, também é essencial reportar casos assim para que avaliações negativas dos clientes não prejudiquem a conta do funcionário.

Saiba mais: Salário mínimo CONFIRMADO para entregadores iFood e motoristas da Uber?