- Publicidade -

Consultar Benefício do INSS pelo CPF 2022: Meu INSS

0

A identificação dos pensionistas, aposentados e demais beneficiários que recebem auxílios e benefícios da Previdência Social é feita obrigatoriamente por um código de segurado que é único e fica atrelado ao Cadastro de Pessoa Física.

- Publicidade -

Esse número de identificação é informado na carta de concessão e por meio dele é possível consultar o benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social.  Porém, em algumas situações e de acordo com a necessidade, é possível realizar a consulta da aposentadoria através do CPF.

Para saber como consultar o seu benefício do INSS pelo CPF nos canais eletrônicos e digitais de atendimento, leia esta artigo até o final.

Consultar Benefício do INSS pelo CPF 2022: Meu INSS, Extrato e Pagamentos

É possível realizar a consulta do seu benefício pelo CPF – Foto: Agência Brasil

- Publicidade -

Consultar Benefício do INSS pelo CPF 2022:  As 3 formas de realizar a consulta

1 – Pelo Meu INSS

Por meio do portal Meu Inss no site gov.br/meuinss, pensionistas, aposentados e até os não-segurados conseguem conferir informações previdenciárias, consultar históricos dos benefícios e extratos, assim como também realizar solicitações e agendamentos.

Para realizar a consulta é necessário ter uma conta gov.br ou um login único que serve para verificar todos os serviços disponibilizados pelo Governo Federal.

O novo login pode ser feito por meio do CPF e senha, login com QR code, pelos bancos autorizados e credenciados ou certificado digital em nuvem ou apenas com o certificado digital.

Se for segurado do INSS, ao logar, o usuário logo na tela inicial terá informação sobre o NB.

Se quiser, poderá clicar em “detalhar” para obter mais informações sobre aquele benefício. Este é o mesmo passo a passo para aqueles que querem consultar o Benefício da Prestação Continuada.

As pessoas que não forem beneficiárias, mas são candidatos a receber qualquer benefício do INSS, somente poderão realizar a consulta do benefício depois da confirmação e emissão.

- Publicidade -

Os que estiverem no processo de abertura ou até mesmo no prazo de análise, poderá acompanhar o pedido por meio do Meu Inss, mas ainda não terá o número direto associado.

2 – Aplicativo Meu INSS

O cadastro é muito simples e irá somente solicitar o número do seu CPF e a senha cadastrada no gov.br.

Todas as informações constantes no site, também estão disponíveis no aplicativo.

- Publicidade -

O aplicativo Meu Inss é uma forma mais flexível de verificação para aqueles que tem acesso a internet por meio de tablet ou celular.

3 – Pela central 135

É também possível consultar o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social entrando em contato com a central telefônica do INSS, no número 135.

- Publicidade -

Para obter informações, bastar informar o seu CPF e a atendente pedirá diversas informações como medida de segurança.

Não é cobrado qualquer valor ao realizar a ligação desde que seja feito de telefones públicos ou fixos.

Mas, se a ligação for realizada por celular, o custo será o de uma ligação local.

A central telefônica do INSS funciona das 7h às 22h de segunda à sábado.

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais