Passo a passo COMPLETO para consultar a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda; veja quando receber

Quando os brasileiros poderão garantir acesso às restituições do Imposto de Renda? Pagamentos já começaram, confira como receber.

Restituição do Imposto de Renda já foi recebida por uma boa parte dos contribuintes da Receita Federal! Os pagamentos continuam, e nos próximos meses, novos públicos devem garantir acesso ao dinheiro. Sendo assim, quem já entregou a declaração de Imposto de Renda em tempo hábil – o prazo de entrega, vale lembrar, chegou ao fim em 31 de maio – quer saber: como consultar a restituição do pagamento? E, ainda mais importante: quando cada grupo de contribuintes poderá receber?

A restituição do Imposto de Renda é um pagamento disponibilizado pela Receita Federal para os contribuintes que tiveram o imposto retido na fonte ou que, por algum motivo, pagaram a mais na declaração inicial. Todo ano, a Receita divulga um calendário específico para os pagamentos das restituições, que costumam começar logo após o prazo inicial de entrega das declarações. Nesse sentido, confira abaixo tudo que você precisa saber para receber a restituição do Imposto de Renda em 2023!

Como consultar a restituição de Imposto de Renda? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Como consultar a restituição de Imposto de Renda? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona a restituição do Imposto de Renda em 2023?

Neste ano, as restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física serão divididas em 5 lotes diferentes. O primeiro, inclusive, já foi pago. Os pagamentos iniciais da restituição foram direcionados para os contribuintes que têm prioridade legal, e para os que optaram pela versão pré-preenchida da declaração e o saque via Pix.

Ainda na primeira rodada de pagamentos, o Imposto de Renda bateu recordes de restituições, disponibilizando assim a maior quantia da história da Receita Federal. Cerca de 4,1 milhões de brasileiros já garantiram acesso a R$ 7,5 bilhões em pagamentos.

É importante citar que os primeiros pagamentos da restituição do Imposto de Renda não englobam somente os brasileiros que entregaram a declaração de IR neste ano, mas também os contribuintes que caíram na malha fina e, entre 2022 e 2023, conseguiram regularizar a situação.

Sendo assim, os seguintes contribuintes já receberam os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2023:

  • Idosos acima de 80 anos: 246.013 pessoas;
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 2.464.031 pessoas;
  • Cidadãos com deficiência física ou mental; ou portadores de doenças graves: 163.859 pessoas;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério: 1.052.002 pessoas;
  • Indivíduos que não têm prioridade legal, mas que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento da restituição via Pix: 204.020 pessoas.

Veja também:  Receita Federal anuncia esclarecimento sobre MITOS e VERDADES da malha-fina do Imposto de Renda; confira!

Como é realizado o pagamento?

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é sempre realizado na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração. Em outras palavras, os brasileiros que declaram seus rendimentos podem escolher qualquer instituição bancária para o recebimento dos valores.

Atenção! Para quem opta pelo pagamento via Pix, o sistema da Receita Federal só aceita o cadastro de Chaves Pix vinculadas ao CPF dos contribuintes. Não é necessário, por exemplo, receber o depósito com Pix de telefone, e-mail ou numeração aleatória.

Se, por algum motivo, o sistema da Receita Federal não conseguir depositar a restituição na conta bancária escolhida pelos contribuintes, os valores são enviados para o Banco do Brasil. A partir daí, os brasileiros têm a possibilidade de reagendar a transferência de forma rápida e prática, no Portal do Banco do Brasil.

Para reagendar o pagamento da restituição, é só acessar o site www.bb.com.br/irpf, ou contactar a Central de Relacionamento do Banco do Brasil pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Você já pode consultar a folha de pagamentos do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023! A consulta está disponível no portal oficial do órgão, o mesmo que é utilizado para a entrega da declaração.

Sendo assim, como fazer essa consulta? Mostramos abaixo o passo a passo completo que você deve seguir; confira:

  • Acesse www.gov.br/receitafederal;
  • Escolha a opção “Meu Imposto de Renda”;
  • Preencha todas as informações pedidas pela plataforma;
  • Em seguida, clique em “Consultar a Restituição”;
  • Pronto! Você poderá conferir todos os valores disponíveis no seu nome.

Já é possível consultar o 2º lote da restituição?

Infelizmente, a consulta à folha de pagamentos do 2º lote da restituição do IRPF 2023 ainda não está disponível. Os beneficiários que não receberam os depósitos na primeira rodada poderão consultar o 2º lote a partir do dia 23 de junho (a próxima sexta-feira), de acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal.

Até esta data, a consulta é liberada, exclusivamente, para os brasileiros que têm direito aos pagamentos do primeiro lote (cuja lista de beneficiários você pode conferir acima).

Ao que tudo indica, o passo a passo para a consulta será o mesmo que citamos acima, funcionando para todas as rodadas de pagamento.

Veja também:  Cair na MALHA-FINA do Imposto de Renda é mesmo tão RUIM assim? Saiba o que diz a Receita!

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2023

Os representantes da Receita Federal já divulgaram o calendário completo de restituições do Imposto de Renda 2023, com todos os lotes de pagamento.

O cronograma engloba não somente as datas de pagamento, mas também o início das consultas. Ou seja: de acordo com estas informações oficiais, você poderá consultar quando os pagamentos serão disponibilizados, e a partir de quando será possível conferir a lista de contribuintes que vão receber as parcelas.

Desse modo, confira abaixo o calendário completo com todas as datas de consulta e pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023:

  • 1º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta foi liberada no dia 24 de maio, pagamento foi disponibilizado no dia 31 de maio.
  • 2º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta será liberada no dia 23 de junho, pagamento será disponibilizado no dia 30 de junho.
  • 3º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta será liberada no dia 24 de julho, pagamento será disponibilizado no dia 31 de julho.
  • 4º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta será liberada no dia 24 de agosto, pagamento será disponibilizado no dia 31 de agosto.
  • 5º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta será liberada no dia 22 de setembro, pagamento será disponibilizado no dia 29 de setembro.

Ainda tem dúvidas sobre a restituição do Imposto de Renda 2023? Deseja conferir a situação atualizada dos pagamentos e resolver outras pendências sobre a declaração? Solucione todas as questões em www.gov.br/receitafederal.