LIBERADA Consulta de BENEFÍCIO do INSS pelo número do CPF: APOSENTADOS e PENSIONISTAS podem fazer a CONSULTA através do PASSO a PASSO!

Atualizado Hoje!

Consulta de BENEFÍCIO do INSS por número de CPF: Dados estão LIBERADOS! Veja como APOSENTADOS e PENSIONISTAS podem fazer a consulta – PASSO a PASSO!

Muitos aposentados e pensionistas do INSS têm dificuldades para consultar o valor do benefício e os depósitos das parcelas. Por isso, e para evitar aglomerações em agências do INSS, o Instituto liberou a consulta do benefício por meio do CPF.

Explicamos abaixo tudo sobre a consulta do benefício do INSS através do CPF: como conseguir seu número de identificação, outras maneiras de consultar sua situação e mais informações importantes sobre os depósitos; confira abaixo!

LIBERADA Consulta de BENEFÍCIO do INSS pelo número do CPF
Imagem: Divulgação

Consulta do INSS – Aposentados e pensionistas

Todos os beneficiários que recebem pensões ou aposentadorias pelo INSS são identificados por meio de um Número de Identificação. O código é enviado por meio de uma carta quando o benefício é concedido pelo governo.

Cada um dos milhões de beneficiários do INSS conta com um número diferente. A numeração individual tem a intenção de evitar que qualquer pessoa que não esteja recebendo os pagamentos tenha acesso aos dados.

Se você não sabe qual é o seu número de identificação ou precisa reaver seu código, confira abaixo tudo que você precisa saber para ter acesso à numeração e receber os pagamentos do benefício.

ANUNCIADO: Antecipação do 13º SALÁRIO do INSS LIBERADO ESTA SEMANA: Para APOSENTADOS e PENSIONISTAS!

Código de Identificação do INSS

O Código de Identificação do INSS é utilizado por pensionistas e aposentados para a consulta de informações sobre os benefícios, como data de pagamento, valores disponíveis, entre outros dados importantes.

Se você não sabe o seu número de identificação, a consulta pode ser realizada por meio do CPF de três formas diferentes: pelo site da Previdência Social, pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135. Veja abaixo o passo a passo de cada modalidade.

Consulta do INSS pelo telefone – Passo a passo

Se você precisa consultar o valor dos benefícios do INSS ou outras informações de pensões e aposentadorias, uma opção é ligar para o número 135. A ligação é gratuita em telefones fixos e tem custo local em celulares.

  • Ligue para o número 135;
  • Informe o número de seu CPF;
  • Confirme os dados citados;
  • Pronto!

Consulta do INSS pelo aplicativo

Outra opção para a consulta de valores e outras informações importantes pelo CPF é através do aplicativo Meu INSS. No programa, é possível solicitar várias informações e serviços gratuitos, como dados previdenciários e valores dos benefícios.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Android e iOS. Ao entrar no aplicativo, é só informar seu CPF, preencher os dados pedidos e ter acesso às informações desejadas.

Consulta pelo site da Previdência Social

A última alternativa para segurados que precisam consultar o benefício sem o código de identificação vem por meio do site oficial da Previdência Social. Veja abaixo o passo a passo para confirmar sua situação no site:

  • Entre no site https://www.gov.br/inss/pt-br;
  • Clique na guia INSS no topo da página;
  • Escolha a opção “Consulta de situação de benefício”;
  • Clique no botão “Acompanhar pedido”;
  • Pronto! Agora é só esperar a página ser redirecionada para o Meu INSS.

Publicado em: INSS
 

Leia Também