Consulta Inscrição Estadual RS Online

Consulta Inscrição Estadual RS – Saiba Como Descobrir o Número da Inscrição Estadual de uma Empresa através da Internet!

Consulta Inscrição Estadual RS – O número da Inscrição Estadual é muito importante para as empresas. Descubra como você pode acessá-lo pela internet utilizando apenas o CNPJ. Confira!

A burocracia é um dos fatores que mais desanimam quem tem o sonho de abrir uma empresa própria no Brasil. Lidar com a papelada que vem junto com um negócio nem sempre é fácil, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Esta matéria vai te ajudar a entender um pouco mais sobre a inscrição estadual, um número relevante para a empresa e que traz muitas dúvidas ao empreendedor.

A inscrição estadual é um número importante para todas as empresas que comercializam algum tipo de produto. A IE (sigla para inscrição estadual) sempre possui 9 dígitos, independentemente do estado no qual foi criada. É através da inscrição estadual que a empresa contribui com a Receita Federal e é capaz de emitir nota fiscal. Continue lendo e aprenda a consultar sua inscrição estadual no RS!

consulta-inscrição-estadual-rs

Consulta Inscrição Estadual RS – Para Que Serve?

consulta inscrição estadual rs quem precisa fazer
Imagem: Divulgação.

A inscrição estadual identifica uma empresa como um estabelecimento apto a realizar compras e vendas. É através da IE que uma empresa contribui com o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Toda empresa precisa ter um número de Inscrição Estadual para poder emitir a nota fiscal. No estado do Rio Grande do Sul não é diferente.

Mas vale fazer um alerta: nem todas as empresas precisam possuir inscrição estadual. Como a IE é voltada à arrecadação do ICMS, empresas que não precisam recolher esse imposto também não precisam ter IE.

Quem precisa ter inscrição estadual:

  • – Empresas cujas atividades estejam sujeitas ao ICMS
  • – Empresas que realizam compra e venda de produtos

Quem não precisa ter inscrição estadual:

  • – Empresas focadas na prestação de serviços (desde que não possuam atividades comerciais)

Também é importante não confundir inscrição estadual com inscrição municipal. Enquanto a inscrição estadual serve para arrecadar ICMS, a inscrição municipal arrecada o ISS (Imposto Sobre Serviços). Ao contrário da inscrição estadual, que não é obrigatória para todas as empresas, a inscrição municipal é obrigatória para todas as empresas que queiram atuar dentro dos limites legais.

Consulta Inscrição Estadual RS – Como Fazer?

Fazer a consulta inscrição estadual RS é muito fácil. Você só precisa ter um computador com internet para acessar o site da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. Uma vez no site, você pode fazer a consulta inscrição estadual RS informando apenas o CNPJ da empresa que deseja consultar. Lembre-se de marcar o campo “Não sou um robô” antes de fazer sua pesquisa para que o site não apresente uma mensagem de erro.

Viu como é simples fazer a consulta inscrição estadual RS? Você pode realizar essa consulta sempre que precisar descobrir o número da inscrição estadual de uma empresa. Esperamos que o artigo tenha sido útil e boa sorte no mundo dos negócios!

Só mais uma dica: Você sabia que o Sebrae Oferece Cursos Gratuitos a Distância Para Empreendedores?

consulta inscrição estadual rs como fazer
Imagem: Reprodução.

Link para fazer a consulta: http://bit.ly/2OupYJJ

 

Leia Também