Consulta da primeira parcela do 13º salário dos Aposentados

Equipe de Redação
Atualizado Hoje!

Consulta da primeira parcela do 13º salário dos Aposentados – Saiba como conferir o seu extrato. Veja mais detalhes!

Consulta da primeira parcela do 13º salário dos Aposentados – Confira o valor e quando o seu pagamento estará disponível para saque!

Desde esta quinta feira, dia 23 de agosto, os aposentados e pensionistas do INSS podem Consultar a primeira parcela do 13º salário. Esta informação foi divulgada pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O pagamento irá vir junto com a remuneração e agosto, que irá cair na conta dos segurados a partir do dia 27 deste mês até 10 de setembro.

A consulta do extrato pode ser efetuadas pelo site “Meus INSS”, na aba Histórico de Crédito do Benefício. É preciso cadastrar a senha para utilizar o portal de serviços do INSS. Se o cidadão tiver dificuldades, é perfeitamente possível obter o acesso ao extrato no banco de pagamento do benefício ou através da central telefônica, pelo número 135.

Os depósitos irão seguir o modelo utilizado em outros anos. Vai receber primeiro quem ganha até um salário mínimo: será nos últimos cinco dia úteis do mês do pagamento. Nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte, em setembro no caso, vai acontecer o depósito para quem recebe acima de um salário mínimo.

Consulta da primeira parcela do 13º salário dos Aposentados
Foto: Divulgação

Pagamento do 13º Salário dos Aposentados

Pagamento do 13º Salário dos Aposentados
Foto: Divulgação

Como manda a legislação, não existem descontos do Imposto de renda (IR) na primeira parcela de Pagamento do 13º Salário dos Aposentados. Vão ter direito cerca de 30 milhões de pessoas em todo o país, isso segundo o próprio INSS, correspondendo ao total de R$ 20,6 bilhões em pagamentos. Para que os aposentados possam conferir o dia do pagamento, os beneficiários devem usar o buscador onde está indicado o número do cartão de benefício e informando se recebe até um salário mínimo ou uma quantia maior. O sistema vai mostrar a data exata do pagamento.

Pela lei do país, tem direito ao 13º salário quem, durante o ano, recebeu benefício de aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e também salário maternidade.

Valor da primeira parcela do 13º salário

Valor da primeira parcela do 13º salário
Foto: Divulgação

É muito importante que os beneficiários fiquem bem atentos: nem todos receberão a metade do que recebem todo o mês do INSS. Quem já recebia o benefício em janeiro de 2018 pode esperar de Valor da primeira parcela do 13º salário exatamente 50% do valor do benefício. Mas para quem começou a receber a partir de fevereiro, a quando será proporcional ao número de meses em que o cidadão recebeu sua aposentadoria ou sua pensão até o final do ano.

Visite o site oficial do INSS e saiba mais detalhes: https://www.inss.gov.br/

Fique sabendo de todos os detalhes sobre o novo Sistema do INSS que concede aposentadoria online!

 

Leia Também