Consulta CPF Grátis: SPC e Serasa liberam INFORMAÇÃO GRATUITA – Veja como está o seu NOME!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Consulta CPF Grátis: SPC e Serasa liberam INFORMAÇÃO GRATUITA – Confira a seguir mais detalhes sobre como fazer a consulta do seu documento sem pagar nada!

Com a atual crise por conta do novo coronavírus, milhões de brasileiros estão com medo de ficar com o “nome sujo”. Por isso a consulta do CPF grátis é uma ótima notícia para quem quiser manter o controle sobre suas contas e saber qual é sua pontuação como comprador. 

Tanto o SPC como o Serasa estão liberando as informações de forma totalmente gratuita para quem quer conferir detalhes. Por isso é importante saber exatamente qual é a situação do seu documento sem precisar sair de casa. 

Consulta CPF Grátis
Imagem: Divulgação

Consultar CPF Negativado

Primeiramente, você sabia que é possível consultar o CPF negativado gratuitamente hoje em dia? Com a chegada da pandemia do novo coronavírus muitos brasileiros estão adquirindo mais dívidas e estão preocupados com a sua situação como comprador. 

Por isso a consulta do CPF pelo nome pode ser feita para verificar o que é chamado popularmente de “nome sujo”. Essa situação de inadimplência, infelizmente, é uma realidade para milhões de brasileiros e brasileiras. 

Hoje em dia são três principais bases de dados usadas por empresas e bancos para conferir se o consumidor ainda possui dívidas:

  • Serasa (da Serasa Experian); 
  • Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil); 
  • Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) (do Boa Vista Serviços). 

Como fazer consulta Serasa

Então como fazer consulta do CPF pelo Serasa? Essa é uma das mais procuradas justamente pela facilidade em verificar os seus documentos pela internet. Existem duas formas específicas: pelo computador ou pelo aplicativo no celular. 

O Limpa Nome Serasa também é uma ótima maneira de fazer acordo de uma das suas dívidas, caso haja uma. Tanto pela internet como pelo smartphone é possível acessar isso rapidamente. 

Regularizar CPF nos Correios: Conheça esse e outros serviços oferecidos pelos Correios durante a Quarentena!

Os interessados devem:

  • Acessar site do Serasa (https://www.serasa.com.br/consultar-meu-cpf/); 
  • Faça o cadastro rapidamente usando seus dados clicando em ‘Consulte agora seu CPF’; 
  • Depois disso será possível conferir todas suas dívidas pendentes e usar a mesma senha para o aplicativo. 

Consultar Nome Sujo SCPC

Outra opção é consultar o nome sujo pelo Boa Vista SCPC. Para verificar se o seu nome está sujo é possível fazer isso pela internet, de graça. Os interessados podem conferir diretamente no portal pelo passo a passo:

  • Acesse o Consumidor Positivo (https://www.consumidorpositivo.com.br/); 
  • Clique no botão ‘Consulta CPF grátis’ (no menu superior da página); 
  • Os interessados não cadastrados devem inscrever-se e usar um e-mail válido e senha; 
  • Pronto! Agora você pode conferir todos os registros no SCPC. 

Como saber se estou no SPC

Por fim, como saber se estou no SPC? Nesse caso específico não existe ainda um aplicativo específico, mas a partir do primeiro dia de atraso do pagamento as empresas já podem entrar em contato com as instituições de crédito. 

Em geral, quem usa essa empresa de crédito como forma de verificação, manda uma carta do SPC para a casa do comprador. Por isso você deve ficar atento para quando receber esse tipo de carta já que terá dez dias corridos para quitar a dívida ou abrir uma negociação. 

Melhores Cartões para Negativados: Como fazer um Cartão de crédito sem consulta no CPF!

 

Leia Também