Consulta 13° para APOSENTADOS em ABRIL: Quando o valor estará disponível para SAQUE? Abono vai ser CANCELADO?

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Consulta 13° para APOSENTADOS em ABRIL: Entenda quais são as projeções e quando vai sair o Décimo Terceiro para aposentados e pensionistas!

Esse mês está chegando com muitas novidades sobre benefícios e auxílios sociais e trabalhistas do Governo Federal. A consulta do 13º para aposentados em abril, por exemplo, está crescendo em procura nos sites de busca. 

Junto com isso, a grande pergunta é: quando os valores vão estar disponíveis para o saque do 13º salário? Confira a seguir quais são as projeções de especialistas e o que foi confirmado até o momento. 

Consulta 13° para APOSENTADOS em ABRIL
Imagem: Divulgação

Antecipação do 13º Salário dos aposentados e pensionistas 2021

Com um novo mês, os segurados voltaram a falar da antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas em 2021. O Governo Federal havia prometido pagar os benefícios em fevereiro, depois em março e agora é aguardado o pagamento em abril. 

Alguns sites especializados e advogados previdenciários confirmam que o pagamento do 13º salário dos aposentados vai sair em abril. Com o processo do Auxílio Emergencial começando neste mês, porém, o Governo ainda não se pronunciou sobre o abono adicional. 

De acordo com especialistas, o pagamento ainda não foi confirmado por conta dos recentes problemas no Orçamento 2021. O projeto aprovado teria alguns problemas, de acordo com o próprio ministro da economia, Paulo Guedes. 

Não vai ter 13º para aposentados e pensionistas em 2021

Afinal, é verdade que não vai ter 13º para aposentados e pensionistas em 2021? A resposta não é tão simples assim. 

Existe uma possibilidade pequena do cancelamento do 13º salário para aposentados em 2021. Isso pode acontecer por conta dos últimos movimentos feitos através do Orçamento 2021 que foi aprovado e ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. 

No que está sendo chamado de imbróglio do Orçamento, o projeto está sendo criticado por economistas e especialistas (incluindo técnicos do Governo Federal). Em resumo: a demora na sanção do presidente se dá porque o projeto abriria margem para gastos do Governo acima do teto anual. 

Mas por que o 13º salário dos aposentados e pensionistas pode ser cancelado? Para evitar ultrapassar o teto, o Orçamento não foi assinado ainda pelo presidente e sem essa sanção, não é possível executar o décimo terceiro. 

Esse entrave no projeto do Orçamento, complica a execução do pagamento do décimo terceiro para aposentados e pensionistas. Mas isso não quer dizer que o abono já foi cancelado, é necessário aguardar os próximos passos. 

Quando sai o Décimo Terceiro em 2021?

Mas então, a dúvida continua: quando cai o décimo terceiro para aposentados e pensionistas em 2021? Algumas indicações apontam para os pagamentos começando realmente no mês de abril; outras apontam para julho. 

A demora poderia ser justificada tanto pelo Orçamento como pelo início dos pagamentos do Auxílio Emergencial. Como o programa vai até julho, o Governo ficaria mais tranquilo em fazer os pagamentos do décimo terceiro salário a partir deste mês específico. 

Como as datas dos pagamentos do 13º para aposentados e pensionistas em 2021 ainda não foram divulgadas oficialmente, é necessário seguir acompanhando. A indicação é a seguinte: não adquira novas dívidas contando com esse valor adicional. 

Os pagamentos podem atrasar e por isso você deve manter muita cautela ao contar com os saques do 13º salário para aposentados. 

Valor 13º Aposentados 2021

O valor do 13º salário para aposentados e pensionistas em 2021 também é um assunto no momento. O problema é que esse tipo de divulgação só acontece quando os depósitos são realmente liberados pelo Governo Federal. 

Ainda assim, é possível prever o valor dos pagamentos do décimo terceiro para aposentados neste ano. Os pagamentos acontecerão em duas partes:

  • Primeira parte do 13º para aposentados: equivalente à metade da renda mensal; 
  • Segunda parte do 13º para aposentados: dependendo da situação haverá um desconto do Imposto de Renda sobre o valor. 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS com PAGAMENTOS em ABRIL: Confira a LISTA, quem PODE RECEBER e como se CADASTRAR…

 

Leia Também