Confirmada a ANTECIPAÇÃO do 13º SALÁRIO em 2 PARCELAS: ABONO Extra 14º Emergencial tem NOVIDADES! Acompanhe

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Confirmada a ANTECIPAÇÃO do 13º SALÁRIO em 2 PARCELAS – Confira quais foram as últimas informações divulgadas sobre a parcela extra do INSS!

Uma ótima notícia para segurados de todas as regiões do país: está confirmada a antecipação do 13º salário em 2 parcelas. Um decreto do Governo Federal regulamentou oficialmente esse pagamento para milhões de beneficiários. 

É importante entender como vai ser feita a divisão dessas parcelas e quando devem começar a ser disponibilizados os benefícios. Vamos falar mais sobre isso e sobre as últimas notícias do 14ª abono emergencial, fique ligado!

Confirmada a ANTECIPAÇÃO do 13º SALÁRIO em 2 PARCELAS
Imagem: USP Imagens/Divulgação

Antecipação 13º Salário Aposentados INSS

Está confirmada a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS todos os anos. É isso que definiu um decreto do Governo Federal que prevê esse tipo de pagamento em duas partes. 

Já em 2021 os beneficiários vão contar com o repasse do abono em duas parcelas. A primeira parte do décimo terceiro vai ser disponibilizada em agosto e a segunda parte do pagamento fica para novembro. 

Esse pagamento antecipado do 13º salário INSS é voltado para vários segurados. Entre eles, estão quem recebe:

  • Aposentadoria; 
  • Auxílio por incapacidade temporária (Auxílio-doença); 
  • Salário-maternidade; 
  • Pensão por morte; 
  • Auxílio-reclusão; 
  • Auxílio-acidente. 

Esse decreto já foi disponibilizado no Diário Oficial da União e a ideia é que o pagamento continue em 2021. Em 2020 os valores já foram adiantados principalmente por conta do novo coronavírus. 

Quando vai ser pagamento 13º Salário INSS 

E quando vai ser o pagamento do 13º salário INSS? De acordo com o decreto, a ideia é repassar os valores sempre em dois momentos do ano, parcelando em duas vezes os depósitos. 

A primeira parcela contará com 50% do benefício (com pagamento em agosto). Em comparação com outros anos, os segurados recebem geralmente nos últimos cinco dias úteis. Já a segunda parcela deverá acontecer em novembro: nesse caso será feito o pagamento da diferença entre o valor do ano e da primeira parcela. 

O pagamento do décimo terceiro para segurados do INSS acontece só em 2021 porque em 2020 o Governo Federal já pagou. A primeira parcela foi entre abril e maio e a segunda entre maio e junho. 

14º Salário dos Aposentados

Outro debate agora é sobre o 14º salário dos aposentados e pensionistas do INSS. Essa é uma possibilidade e alguns projetos estão prevendo esse pagamento de um abono extra – principalmente durante um estado de calamidade pública. 

O projeto mais avançado neste momento é do senador Paulo Paim, que pediu urgência para o Projeto de Lei (PL) 3.657/2020. Esse projeto do 14º salário prevê o pagamento para aposentados e pensionistas que precisam de ajuda neste momento. 

Para saber mais e entender se o pagamento do 14º salário para aposentados foi aprovado, acesse: https://pronatec.pro.br/novidade-sobre-o-14o-salario-emergencial-para-aposentados/

 

Leia Também