Imitação do PIX? Confira esse novo sistema que se parece muito com o pagamento instantâneo brasileiro!

Saiba o que é o FedNow, sistema que está sendo comparado com o PIX dos brasileiros

Você lembra como você pagava alguém ou fazia comprar antes de 2020? Pois esse foi o ano de lançamento do PIX, o método de pagamento e transferência que agradou os brasileiros e hoje está sempre na lista de mais usados do país. 

E o que está acontecendo agora é a popularização deste tipo de sistema. Recentemente, por exemplo, foram anunciadas novidades sobre o FedNow que vai funcionar de forma parecida em relação aos pagamentos instantâneos. Entenda e saiba quais são os detalhes sobre esse novo serviço. 

FedNow
Confira todos os detalhes sobre o que está sendo chamado de ‘imitação do PIX’, o FedNow (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Entenda o ‘novo PIX’ – FedNow

Antes de mais nada, é importante lembrar que o anúncio do que está sendo chamado de ‘PIX americano’ aconteceu em 2019. Contudo, o serviço passou por muitos testes, mas agora está na fase final de ajustes. 

O FedNow foi criado pelo Federal Reserve (Fed), que é o banco central dos Estados Unidos. E foi nesta semana que o banco divulgou que vai lançar em breve o seu sistema de pagamentos instantâneos. 

A ferramenta já está sendo chamada por especialistas de ‘cópia do PIX’ – embora tenham a mesma idade, quando pensamos no seu desenvolvimento. 

Veja também: Nova forma de PAGAMENTO: saiba como utilizar o PIX de um jeito surpreendente e aproveite!

Como vai funcionar o FedNow?

A comparação se dá por algumas características que parecem ser parecidas com o “nosso” PIX. 

Assim como a ferramenta brasileira, o FedNow vai funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana. De acordo com o executivo do programa, Ken Montgomery, o novo PIX americano vai permitir que todas instituições financeiras que participam possam ter essa “solução moderna de pagamento instantâno”. 

O próprio Fed, em comunicado oficial, afirmou que pediu que os bancos e possíveis parceiros atuem com prioridade sobre isso. A ideia é que todos possam atuar “a todo vapor” para entrar no FedNow e fazer a ferramenta funcionar da melhor forma. A informação é do Infomoney. 

Quando vai ser lançado o FedNow?

Por fim, é importante lembrar que apesar do anúncio ter acontecido agora, o sistema ainda está na fase final de ajustes. O lançamento do FedNow vai acontecer em julho

Segundo o banco central dos Estados Unidos, a versão americana vai sair junto com um conjunto vasto de funcionalidades básicas. A ideia é que haja compensação e liquidação no serviço – além de recursos que possam garantir valor agregado. 

É importante lembrar, contudo, que ainda não foram divulgadas informações sobre possíveis taxas de FedNow. Ou seja, não é possível saber se o ‘PIX americano’ será pago ou não. 

É importante lembrar que o Banco Central do Brasil (BC) afirmou que o nosso sistema de transferências e pagamentos não será taxado. Portanto, notícias que falam de taxas desse tipo estão divulgando notícias falsas. 

Ou seja, a ideia agora é esperar para saber se o FedNow vai divulgar mais ainda o PIX brasileiro. O que se sabe é que países como a Índia estão desenvolvendo e melhorando sistemas equivalentes e a projeção internacional é que isso continue acontecendo. 

Veja também: Novo VÍRUS do PIX está mirando contas de bancos digitais como o Nubank, Inter e outros: CUIDADO!