Confira novo edital ESPECIAL do Enem 2023: SURPREENDENTE!

Como já é de conhecimento popular, anualmente acontece no Brasil a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio. Confira o mais novo edital do exame no texto abaixo.

Como já deve ser de conhecimento geral, anualmente ocorre no nosso país o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem. Embora tenha começado com outros propósitos, hoje em dia o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, permitindo que milhares de estudantes ingressem nas universidades anualmente.

E para quem não anda acompanhando as notícias sobre o Enem, é preciso estar atento! O Ministério da Educação (MEC), já está divulgando informações importantíssimas a respeito do exame. Leia o texto a seguir, saiba mais informações e confira o mais novo edital especial que foi divulgado para a prova.

Veja o edital especial da prova mais famosa do Brasil. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como irá funcionar a prova em 2023?

Como já estabelecemos anteriormente nos parágrafos acima, o Enem é hoje em dia uma das maiores formas de ingresso no ensino superior. Entretanto, o que muitos podem não lembrar é que este não era o propósito inicial do Exame Nacional do Ensino Médio.

De início, a prova que teve sua primeira aplicação em 1998, era uma apenas uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível do ensino público brasileiro a nível médio. Mas, ao longo dos anos a prova foi evoluindo para outros objetivos.

Desde o ano de 2009, o Enem passou a funcionar como uma espécie de vestibular. Porém, é necessário enfatizar que o certame não é um processo seletivo. Embora o modelo seja bem característico e similar aos demais vestibulares, o Enem na verdade serve apenas para comprovar o desempenho do aluno que então, irá utilizar a sua para outros meios de ingresso que o governo federal brasileiro oferece.

Ademais, como também mencionamos anteriormente, o Exame Nacional do Ensino Médio tradicional possui uma única edição durante o ano. Tradicionalmente, a aplicação da prova acontece no segundo semestre do ano entre os meses de setembro e novembro. Para 2023, o exame irá ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro. Já as inscrições para a prova, acontecem entre os dias 5 e 16 de junho e acontecem no portal do Inep (curtlink.com/gwd5rnW).

Veja também: Inscrições para o Enem 2023 abrem EM BREVE; não perca o prazo

Confira detalhes a respeito do novo edital do Enem 2023

Primeiramente, se faz altamente importante detalhes que o Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova altamente inclusiva. Por normas do governo federal brasileiro, as aplicações da prova não podem excluir nenhum cidadão brasileiro por conta de sua religião, ou condições físicas. No início desse ano, por exemplo, o Inep havia anunciado que a prova iria contar com mais recursos para garantir a acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).

Igualmente, a título de exemplo, o Cartão-Resposta do exame será impresso em uma fonte significativamente maior para facilitar que cidadãos com pouca visão consigam enxergar devidamente as opções de respostas das questões. Igualmente, a folha de redação também deve receber uma versão ampliada, tanto para ser legível, tanto para que estas pessoas possam escrever confortavelmente.

Já se tratando do mais recente edital do Exame Nacional do Ensino Médio, este é exclusivamente para cidadãos que vão fazer a prova e possuem algum tipo de deficiência visual. Vale notar, que o edital só pode ser acessado por meio de um programa chamado DOSVOX, um programa de áudio. O edital pode ser acessado no link (curtlink.com/qDQUTsX).

Veja também: Veja como o novo ensino médio pode ALTERAR o Enem 2023