REVELADO: confira as profissões mais estimadas para 2024

Foram entrevistadas 1500 pessoas através de coleta de dados online. Sendo 500 empregadores e 1000 colaboradores.

Você já parou para pensar como será o mercado de trabalho daqui a alguns anos? Com tantas mudanças ocorrendo, é fundamental estar atento às profissões mais valorizadas e às tendências de contratação. Pensando nisso, o Guia Salarial da Robert Half realizou um estudo este ano para identificar as profissões mais estimadas para 2024.

Lista das profissões mais valorizadas em 2024. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Carreiras em alta

De acordo com o estudo do Guia Salarial da Robert Half, as profissões mais estimadas para 2024 incluem engenharia, finanças e contabilidade, jurídico, tecnologia e seguros. Seja qual for a sua área de interesse, investir em qualificação e atualização profissional é a chave para aproveitar as oportunidades que o futuro reserva pra você.

Engenharia

Se você é apaixonado por números e adora resolver problemas complexos, a área da Engenharia pode ser uma excelente escolha para você. De acordo com a pesquisa, profissionais com expertise em Engenharia serão muito valorizados em 2024. Especialidades como engenharia civil, elétrica e mecânica estão em alta e devem seguir em crescimento nos próximos anos. Inglês, automação de processos e Excel também são diferenciais.

Jurídico

Algumas profissões sempre estão em alta, e entre elas está a área jurídica. Com as constantes mudanças nas leis e regulamentações, os profissionais do ramo têm se tornado cada vez mais essenciais para as empresas. Advogados especializados em áreas como direito ambiental, tributário e digital tendem a ser bastante requisitados no mercado de trabalho. Não será diferente em 2024.

Tecnologia

Se tem uma área que não para de crescer e se reinventar é a tecnologia. Com a transformação digital em pleno vapor, profissionais com conhecimentos em desenvolvimento de software, inteligência artificial e análise de dados têm grandes chances de se destacar em 2024. Além das tradicionais carreiras em TI, novas oportunidades surgirão no mercado, como especialistas em cibersegurança e empreendedorismo digital.

Finanças e contabilidade

Com o avanço da tecnologia e a intensificação da competitividade, as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais com conhecimento em análise de dados, planejamento financeiro e consultoria estratégica.

Seguros

Com a crescente preocupação das empresas e da população com a segurança e proteção dos bens, profissionais com conhecimentos em seguros, gestão de riscos e análise de sinistros serão muito requisitados. É muito importante a fluência em inglês para conseguir as melhores vagas.

Veja também: https://pronatec.pro.br/sesi-senac-centenas-vagas-cursos-gratuitos/

Diferencial

Independente da área que você escolha, quando se trata de conseguir uma boa vaga de emprego, é importante destacar-se entre os demais candidatos. Uma forma de se destacar é investir em cursos adicionais, que não só mostram seu interesse em aprender e evoluir, como também agregam conhecimentos valiosos à sua bagagem profissional.

Idiomas

Dominar um segundo, ou até mesmo terceiro, idioma é uma habilidade extremamente valorizada no mercado de trabalho. Além de abrir portas para oportunidades internacionais, o conhecimento em um novo idioma demonstra dedicação e versatilidade.

Soft Skills

Ao contrário das hard skills, que são habilidades técnicas específicas para uma determinada área, as soft skills são habilidades comportamentais que podem ser aplicadas em qualquer área de atuação. Habilidades como liderança, comunicação eficaz e trabalho em equipe são valorizadas em qualquer emprego.

Veja também: https://pronatec.pro.br/plataformas-com-cursos-de-idiomas-gratuitos-e-muito-mais/