Confira 9 dicas INFALÍVEIS para economizar a bateria do celular

Aplicativos e tela do celular são responsáveis por maior consumo de energia

O celular ocupa um espaço muito importante na sociedade atual. Através do aparelho, é possível fazer várias coisas, como ligações, conversar, tirar fotos e até pagar contas. Com tantas possibilidades, o gasto de bateria também é alto. 

É comum as pessoas contarem com o smartphone para fazer algo, mas sua bateria acaba logo. Por isso, separamos algumas dicas de como fazer a energia do seu celular durar mais. 

dicas-INFALÍVEIS-para-economizar-a-bateria-do-celular

Aplicativos, brilho e ferramentas de localização são os maiores responsáveis pelo consumo de bateria no celular – Foto: divulgação

Dicas para economizar bateria do celular

  1. Aplicativos que gastam energia

Caso seu aparelho seja Android, tem como saber quais aplicativos consomem mais energia. Acessando o menu configurações, assistência de aparelho e bateria, aparecerá uma lista com as aplicações mais ‘gastonas’. Dessa forma, há como apagar os que você não utiliza ou limitar o uso daqueles que são essenciais. 

  1. Apps em segundo plano 

Mesmo não utilizando, o simples fato de estar aberto, já faz um aplicativo gastar energia do seu celular. Por isso, a recomendação é de desativar tais aplicações. 

Além disso, também é possível desativar a permissão de localização dos aplicativos. Ou ativá-la apenas quando a aplicação está aberta. 

  1. Economia de energia 

O próprio nome da função já deixa explícito sua funcionalidade. Ela trabalha desabilitando os aplicativos em segundo plano, além de limitar o uso da rede. Por fim, também desabilita a função de localização. 

  1. Apenas uma conta

Algumas pessoas possuem mais de um e-mail ou perfil na rede social. Ao deixar mais de uma conta ativa no aplicativo, o celular acaba tendo um maior consumo de bateria. Portanto, recomenda-se que o usuário logue apenas uma conta em cada aplicativo. 

  1. Brilho na tela

Embora a dica pareça óbvia, é muito eficiente. Quanto mais brilho, mais gasto de energia. Tente usar o brilho no mínimo, aumente apenas quando for necessário.

Veja também: Com lançamento do iPhone 14, Apple reduz preços de celulares antigos: confira os VALORES

Confira mais dicas 

  1. Funções do celular

Assim como os aplicativos, as ferramentas do celular devem ser utilizadas apenas quando necessárias. Bluetooth, lanterna, 4G, entre outros, costumam gastar muita bateria. 

  1. Modo escuro 

Como já dito anteriormente, a tela do celular é responsável pela maior parte do consumo de energia. Por isso, caso haja possibilidade do modo escuro em seu aparelho, é uma boa forma de economizar bateria. 

  1. Vibração

A vibração consome muita energia do celular, principalmente se os aplicativos enviarem notificações a todo momento. 

  1. Papéis de parede animados

Por fim, os papéis de paredes animados. Esse tipo de plano de fundo consome muita bateria do celular. Portanto, a recomendação é evitá-lo.   

Veja também: Apple não aceita decisão da Justiça de proibir a venda de smartphones sem carregador; E AGORA?