Ainda não ajustou as configurações do Pix? Veja o passo a passo

Aprenda a importância de ajustar limites de transações por pix

Uma das últimas invenções bancárias foi os pagamentos por pix. A nova forma de transferir e receber dinheiro revolucionou as instituições bancárias. Hoje, grande parte da população já efetua e recebe pagamento através da ferramenta. 

Novas configurações para o serviço foram apresentadas há alguns meses. Ela permite que os usuários escolham limites de valores. Contudo, grande parte dos brasileiros ainda não fizeram a mudança. 

Ainda não ajustou as configurações do Pix? Veja o passo a passo
Ajuste os valores do pix para sua segurança – Imagem: Divulgação

Quantos brasileiros mudaram o limite do Pix?

Atualmente, cerca de metade dos usuários do serviço de Pix não realizaram as novas configurações de limite de transações na ferramenta. O curioso é que cerca de 70% conhecem a existência do ajuste. 

O C6 Bank junto do IPEC fizeram um levantamento dos dias 20 a 27 de maio. A iniciativa entrevistou mais de 2 mil pessoas sobre as novas configurações. Do total dos entrevistados, cerca de 47% não fizeram ajustes nos limites de transferência do Pix. 

A pesquisa ainda mostrou que 63% dos usuários fizeram o reajuste do limite e outros 6% realizaram apenas em uma instituição com chaves cadastradas. Porém, 12% não se lembra de ter realizado ou não ajuste. 

Saiba mais: Aproximadamente 50% dos brasileiros ainda não fizeram a CONFIGURAÇÃO do PIX, entenda

Por que fazer o reajuste?

O Banco Central lançou a iniciativa de instaurar a possibilidade de colocar limite nas transações via PIX como uma forma de segurança para a população. É importante lembrar que os crimes ficaram mais frequentes desde que a ferramenta começou a ser utilizada. 

A nova opção permite que os clientes configurem as chaves Pix para fazer transações até um determinado valor nos períodos da noite. Essa iniciativa foi pensada pois sequestradores obrigavam a vítima a fazer pagamentos pela ferramenta. 

Agora, a preocupação é acerca dos furtos de aparelho celular. Neles é possível acessar os aplicativos bancários e fazer grandes transações. Assim, é importante que a população utilize a nova opção para evitar futuros roubos. 

Como modificar os limites do Pix?

Fazer as alterações dos limites de transação do Pix é bem rápido e simples. O usuário deve abrir o aplicativo do banco no celular e buscar pela área utilizada para fazer ou receber Pix. Em seguida é preciso procurar pela opção “Limites Pix”.

Depois de selecionar, uma janela será aberta onde é possível configurar a quantidade permitida para transferir e quais os períodos do dia. Além disso, em alguns bancos é possível cadastrar contatos de confiança, que são pessoas para as quais não existem limites de transações. 

Vale comentar que o Banco Central determinou que os pedidos para diminuir os valores de transações devem ser aceitos no exato momento do pedido. Já os pedidos para aumentar o limite levam de 24 a 48 horas para serem modificados. 

Veja também: Cadastre, e ganhe R$ 5,00 no Pix? Veja como funciona o app que garante pagamentos logo de início