Conecte SUS Paciente: Vacina, resultado de exames e como gerar cartão através do app

Atualizado Hoje!

Conecte SUS Paciente: Veja como acessar detalhes da sua carteira de vacinação através do aplicativo oficial do SUS!

Nas últimas semanas alguns governadores e prefeitos de diferentes regiões do país prometeram um avanço na vacinação. Com isso, o número de pessoas procurando o Conecte SUS paciente aumentou muito. 

Saiba exatamente o que é essa plataforma e porquê você precisa ter os dados atualizados. Saiba como acessar e criar o seu cartão do Sistema Único de Saúde de forma totalmente online. 

Conecte SUS Paciente
Imagem: Divulgação

Conecte SUS Vacina 

Muitas pessoas estão preocupadas com os requisitos para tomar a sua dose de proteção contra o Covid-19. Conforme as aplicações vão avançando para outras idades, muitos estão procurando o Conecte SUS vacina para ter a documentação em dia. 

Mas afinal, o que é o Conecte Sistema Único de Saúde? É um cartão do SUS online? Sim, mas não só isso. Essa é a plataforma integrada do Ministério da Saúde que traz diversas informações para você. 

Pelo site ou aplicativo Conecte SUS você pode garantir ações como:

  • Ver a sua carteira de vacinação; 
  • Conferir seu histórico de vacinas; 
  • Detalhes sobre doação de sangue; 
  • Pontos de vacinação e doação de sangue; 
  • Detalhes sobre medicamentos;
  • Resultados de exames;
  • Cartão online do SUS

Como fazer o cartão do SUS pela internet

Em quase todo o país os documentos exigidos para a vacinação são: RG (ou CNH), comprovante de residência e cartão do SUS. É exatamente por isso que muitas pessoas estão procurando formas de ter esse documento na palma da mão. 

Mas afinal, como fazer o cartão do SUS pela internet? O passo a passo para ter o seu cartão do Conecte SUS em mãos é simples:

  1. Acesse o site oficial ou app Conecte SUS (conectesus-paciente.saude.gov.br/); 
  2. Faça o login com a sua conta GOV.BR – quem ainda não tem cadastro integrado do Governo Federal deve fazer isso; 
  3. Depois de acessar o aplicativo, você já vai encontrar todos os seus dados (incluindo número do cartão do SUS); 
  4. Clicando no menu (nas três ‘barras’ no canto inferior direito) você encontra a opção ‘Meus dados’; 
  5. Clique nela e você vai ver o seu número de CPF, número do Cartão Nacional de Saúde e data de nascimento; 
  6. Pronto! Esse é o seu cartão online validado. 

Resultados de Exames Conecte SUS App 2021

Outra opção interessante que está sendo cada vez mais usada para quem usa o Sistema Único de Saúde é a oferta de resultados de exames pelo app Conecte SUS. Você pode usar o aplicativo ou site para ver integralmente como ficaram seus resultados. 

Isso é feito acessando normalmente o menu e procurando por ‘Exames médicos’ ou ‘Resultados de exames’. A melhor forma de ver os exames pelo Conecte SUS é usando o aplicativo. 

Dica: deixe sempre o app atualizado no seu celular pessoal e evite logar em mais de um celular – isso pode gerar problemas de acesso para você. 

Conecte SUS Vacina Covid

Por fim, outra grande dúvida neste momento é: o Conecte SUS é obrigatório para vacina do Covid-19? Não exatamente. O que é exigido é o seu número do cartão do Sistema Único de Saúde. 

Esse número é, na verdade, do Cartão Nacional de Saúde e está disponível facilmente pelo passo a passo acima. Por isso, se você não tem o cartão do SUS ou não sabe onde ele está, é importante ter essa opção no seu celular. 

Resumindo: o Conecte SUS carteira de vacinação é uma boa opção, mas não é obrigatório se você já tem o seu cartão físico. 

Confira também como fazer a atualização dos seus dados pelo Aplicativo Cartão SUS: https://pronatec.pro.br/aplicativo-cartao-sus-veja-como-fazer-a-atualizacao/

 

Leia Também