SAIU AGORA 06/07: comunicado total para brasileiros que colocam o CPF na nota
Se você tem o costume de colocar o CPF na nota fiscal é importante saber o que diz esse comunicado
Muitos consumidores acham que colocar o CPF na nota fiscal pode ajudar o cidadão a aumentar o escore do cartão de crédito. Mas isso é apenas um boato que surgiu entre muitos consumidores.
Segundo o Serasa essa prática não tem impacto direto no score, mas muita gente tem aplicado essa prática para esse fim, porém, isso não garante que a pontuação aumente. Mas pode vale a pena para obter outros tipos de vantagens financeiras. Se você quer saber mais sobre esse assunto, basta continuar a leitura para obter mais informações.

O que acontece quando o consumidor coloca o CPF na nota?
Entrando no assunto do score é importante esclarecer que o score de crédito é uma pontuação que varia de 0 a 1000 pontos. Quanto mais próximo de 1000, maior é a chance de obter um cartão de crédito junto aos bancos.
Mas colocar o CPF na nota não é um fator relevante para o cálculo dessa pontuação. Segundo o Serasa, o score se baseia em diversos fatores, como:
- Histórico de pagamento;
- Volume de compras;
- Relacionamento com instituições financeiras;
- Entre outros.
Na verdade, o bom pagador que realiza muitas compras pode influenciar positivamente no seu score. Contudo, mais uma vez o simples ato de inserir o documento na nota não terá impacto nessa pontuação.
O mito de colocar o documento na nota aumenta o score surgiu pelo equívoco de associar o registro de compras ao cálculo da pontuação. Mas os órgãos responsáveis pelo cálculo do score de crédito não utilizam notas fiscais para condicionar o aumento ou a diminuição para distribuir os pontos aos clientes.
Veja também: Novo grupo de brasileiros já podem retirar o dinheiro do FGTS 2023: confira a lista
Quando vale a pena colocar o documento na nota?
Colocar o CPF na nota fiscal é apenas uma prática que os estabelecimentos incentivam para que os consumidores o façam. Essa ação pode trazer outros benefícios importantes para os consumidores.
A primeira vantagem é garantir a comprovação de compra, ou seja, ao incluir o CPF o consumidor terá um registro documentado da transação realizada, e isso pode ser útil em diversas situações.
Essa comprovação é relevante em casos de trocas, garantias de produtos e serviços. Como também, uma eventual comprovação de despesas quando for declarar o imposto de renda.
Outro ponto relevante dessa prática é a participação em programas de benefícios que algumas empresas oferecem, como por exemplo, aquele consumidor que acumula pontos ou créditos para ser utilizados em futuras compras, descontos ou participação em sorteios.
Esses programas de fidelidade ofertados pelas empresas podem trazer vantagens financeiras e experiências muito boas para seus clientes.
Além disso, colocar o CPF na nota fiscal também pode contribuir para a redução da sonegação fiscal. Ao solicitar o documento na nota, o consumidor auxilia na emissão de documentos fiscais corretos e na arrecadação de impostos.
Essa prática também contribui para a manutenção e melhoria dos serviços públicos, dessa forma, gera-se um impacto bastante positivo na sociedade como um todo.
Saiba mais: Quem compra na SHEIN agora pode receber dinheiro de volta? Entenda a NOVIDADE!
Lista de estados que possuem programas para o CPF na nota
Caso você esteja perdido sobre como participar de programas que beneficiam o CPF na nota, além de saber como eles funcionam, confira abaixo uma lista com todos os estados que possuem iniciativas relativas a ele:
- Alagoas – Nota Fiscal Cidadã: https://nfa.sefaz.al.gov.br/nfa/login.aspx;
- Amazonas – Nota Fiscal Amazonense: https://nfamazonense.sefaz.am.gov.br/minha-conta/;
- Bahia – Nota Premiada: https://www.npb.sefaz.ba.gov.br/sistemas/nbpp/;
- Ceará – Sua Nota Tem Valor: https://suanotatemvalor.sefaz.ce.gov.br/;
- Distrito Federal – Nota Legal: https://www.notalegal.df.gov.br/;
- Maranhão – Nota Legal: http://notalegal.sefaz.ma.gov.br/;
- Minas Gerais – Site da Fazenda: http://www.fazenda.mg.gov.br/;
- Pará – Nota Fiscal Cidadã: http://nfc.sefa.pa.gov.br/;
- Paraná – Nota Paraná: https://www.notaparana.pr.gov.br/;
- Rio de Janeiro – Nota Carioca: https://notacarioca.rio.gov.br/senhaweb/login.aspx;
- Rio Grande do Norte – Nota Potiguar: https://np.set.rn.gov.br/portal/#/home;
- Rio Grande do Sul – Nota Fiscal Gaúcha: https://nfg.sefaz.rs.gov.br/Cadastro/CadastroNfg_1.aspx;
- Rondônia – Nota Legal Rondoniense: https://notalegal.sefin.ro.gov.br/;
- São Paulo – Nota Fiscal Paulista: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp;
- Sergipe – Nota da Gente: https://notadagente.sefaz.se.gov.br/.
Pare de colocar seu CPF na nota em farmácias
Todos os dias, muitas pessoas acabam entrando em farmácias para comprar produtos diversos e, com isso, no final das compras, colocam o CPF na nota para conseguir descontos. Entretanto, apesar da prática ser muito comum, ela pode apresentar alguns perigos para seus dados pessoais.
Basicamente, isso ocorre porque os planos de saúde compraram dados de clientes de farmácias nos últimos anos e, com isso, passam a apresentar pacotes específicos para pessoas que eles identificam que precisam. Por exemplo, através de suas compras na farmácia, dependendo dos remédios que você procura, eles analisam a situação e te ligam oferecendo os pacotes.
Isso também ocorre do contrário: pessoas que não têm plano e, dependendo do que apresentam, a empresa dificulta a contratação por acreditar que aquele caso não vai render, causando mais despesas do que lucros. Portanto, antes de colocar seu CPF em uma farmácia, tome cuidado com esses detalhes.