Como VOLTAR A ESTUDAR pensando na prova do ENCCEJA 2020?

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como VOLTAR A ESTUDAR pensando na prova do ENCCEJA 2020? Veja a seguir o que especialistas recomendam para quem quer terminar os estudos neste ano!

Muitas pessoas estão vendo os seus planos indo por água abaixo por conta da pandemia do novo coronavírus. Aulas presenciais e alguns dos principais exames do ano estão sendo alterados por isso muitos querem saber agora: como voltar a estudar pensando na prova do Encceja 2020?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos segue como a forma mais rápida de conseguir terminar Ensino Médio e Fundamental. Por isso algumas dicas podem ajudar quem ainda pretende fazer a prova. 

Confira a seguir algumas informações que foram divulgadas até o momento sobre o exame. Saiba também como fazer a sua preparação de forma estratégica pensando exatamente na prova. 

Como VOLTAR A ESTUDAR pensando na prova do ENCCEJA 2020?
Imagem: Divulgação

Quando vai ser Encceja 2020

Primeiramente, quando vai ser a prova do Encceja 2020? Essa é a principal dúvida no momento já que são milhares de pessoas que aguardam ansiosamente para fazer o exame e obter o certificado de Ensino Médio. 

A última notícia foi divulgada pelo próprio presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador da prova. De acordo com Alexandre Lopes, a prova do Encceja 2020 vai ser em dezembro

O exame acontecia, geralmente, em agosto. Mas com a pandemia, a ideia é passar a prova para o fim do ano. O problema é que até o momento o edital também não foi divulgado com os cronogramas oficiais. De acordo com o Inep, o documento está em fase final de estruturação.

Saiba como vai ser elaborada a prova do Encceja 2020!

Começar Estudar para Encceja 2020

Mas e vale a pena começar a estudar para o Encceja 2020 mesmo sem data específica do exame? Absolutamente TODOS os especialistas recomendam que sim. Você deve começar, nem que seja em um ritmo leve, o quanto antes. 

Isso não quer dizer que você precisa começar estudando 4h ou 5h por dia. Muita calma. A ideia é justamente que você use o seu tempo livre inicialmente e vá “sentindo o clima” do exame enquanto ele se aproxima. 

Para isso, a primeira dica fundamental é: mantenha uma disciplina focada no certificado do Encceja 2020. Isso quer dizer que você pode começar a estudar de várias maneiras. Por exemplo:

  • Comece a estudar baixando os materiais de estudo do Encceja confiáveis (apostilas ou do site oficial do exame); 
  • Vá escolhendo aos poucos as matérias que você possui maior dificuldade e confira videoaulas sobre o exame de certificação; 
  • Faça isso pelo tempo que conseguir, mas TODOS OS DIAS: se você conseguir estudar só 30 minutos ou menos no primeiro dia, tudo bem! Repita isso no outro dia e crie o seu ritmo. 

Como Passar no Encceja 2020

Mas e como passar no Encceja em 2020? Outra dica dos especialistas é que não existe uma fórmula mágica, mas existem outras dicas que podem te ajudar. A segunda delas é: mire sempre nos seus objetivos. 

O que isso quer dizer? Escolha se o seu objetivo é finalizar o Ensino Fundamental ou então terminar o Ensino Médio com o Encceja 2020. Os professores sempre recomendam que, caso você tenha mais de 18 anos, o ideal é tentar a prova de nível médio – que fará você terminar os estudos (incluindo Fundamental) em apenas um dia. 

Para isso, outra dica fundamental é: não dispense uma ajuda. Ou seja, se você tem amigos ou familiares que estão estudando ou já terminaram os estudos, não tenha vergonha de pedir auxílio dessas pessoas! Lembre que um pássaro não voa longe seu os seus companheiros. 

Por fim, não esqueça de outra dica fundamental: escolha os melhores materiais de estudo do Encceja 2020. Ou seja, não confie em qualquer site que disponibiliza arquivos suspeitos. As principais dicas nesse sentido são:

  • Estudar com provas anteriores do Encceja (disponíveis no site do Inep Encceja); 
  • Usar os materiais de estudo disponibilizados também pelo Inep; 
  • Apostar em apostilas do Encceja 2020 de instituições que são tradicionais em áreas de concursos e provas desse tipo. 

Certificado do Encceja 2020 em 3 meses: É POSSÍVEL? Posso CONFIAR?

 

Leia Também