Como vão funcionar as Escolas Cívico-Militares em 2020? Confira todas as informações e Entenda!



Como vão funcionar as Escolas Cívico-Militares em 2020? – Saiba como vão ser divididos os recursos e como será preparado o pessoal que vai atuar nas Escolas Militares!

Pais e responsáveis de todo o Brasil possuem uma mesma preocupação: garantir uma educação de qualidade para seus filhos e parentes. É para isso que muitos estão querendo saber como vão funcionar as Escolas Cívico-Militares 2020

Esse é um dos pontos mais polêmicos de toda a agenda da atual administração do governo federal. Ainda assim, o Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Defesa já está fazendo a capacitação de profissionais que vão atuar nessas unidades escolares. 

Confira a seguir mais detalhes e entenda exatamente como devem funcionar essas escolas. Saiba em que ponto está o projeto e quando deverão ser iniciadas as aulas em cada uma dessas unidades. 

Como vão funcionar as Escolas Cívico-Militares em 2020?
Imagem: Secom-PB

Escola Cívico Militar Como Funciona

Primeiramente, como funciona a Escola Cívico-Militar? É verdade que todas as escolas deverão aderir a este formato? Muitas dúvidas surgem neste momento já que as aulas nas escolas devem começar em breve. 

De acordo com o MEC, principal responsável pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, serão um total de 54 unidades neste primeiro momento. Essa vai ser uma edição piloto (teste) do programa que poderá ser ampliado futuramente. 

Existirão inicialmente duas modalidades diferentes para a instituição. São elas:

  • ‘Repasse de Recursos’ Escolas Cívico Militares: do número total de escolas, serão 27 unidades contando com efetivos das corporações estaduais: bombeiros e policiais. Nesse caso o dinheiro do MEC irá para os governos locais que deverão investir na infraestrutura das escolas;
  • ‘Disponibilização de Pessoal’ Escolas Cívico Militares: as outras 27 escolas irão funciona com recursos repassados diretamente para o Ministério da Defesa para pagar os militares da reserva das Forças Armadas. Eles participarão do programa e vão receber 30% da remuneração que ganhavam antes de se aposentar. 

Escola Cívico Militar MEC 2020

Os alunos que estão matriculados em uma Escola Cívico Militar MEC 2020 que está entre as 54 participantes dos programa já deve começar as aulas em breve. De acordo com o Ministério da Educação, a segunda etapa da capacitação dos profissionais que irão atuar nessas unidades já foi feita. 

Segundo o diretor de Políticas para as Escolas Cívico-Militares, os principais destaques serão um acompanhamento mais pessoal da situação dos alunos. A ideia é saber quais são as condições deles, se os estudantes passam ou passaram por algum tipo de assédio, violência doméstica ou oferta de drogas. 

O Pronatec está oferecendo vagas em Cursos Técnicos, veja como se inscrever!

Inscrição Escola Cívico Militar 2020

Por fim, a inscrição Escola Cívico Militar 2020 não está mais disponível em todas as regiões do país. Os interessados devem ficar atentos para novas informações já que o MEC deseja ampliar essa ação para mais unidades escolares de todo o Brasil. 

Através do Programa Nacional o MEC irá destinar um total de R$ 54 milhões para 54 escolas. Serão um total de R$ 1 milhão por instituição e o modelo deve ser implementado nas escolas durante o ano. 

Quem procurar as inscrições Escolas Cívico-Militares deverá inscrever-se em instituições que abrangem o tripé de excelência nos campos: didático-pedagógico, administrativo e educacional. Fique atento para novas informações em breve!

 

Leia Também