- Publicidade -

Veja como vai funcionar o Vale-gás para famílias em todo o Brasil: Saiba quem tem direito

Texto foi aprovado novamente e agora aguarda sanção do presidente: saiba como vai ser o programa Gás dos Brasileiros!

- Publicidade -

O preço da gasolina e do gás de cozinha estão machucando o bolso de milhões de brasileiros neste fim de ano. Por isso muitas pessoas estão querendo saber como vai funcionar o Vale-Gás nacional para famílias de todo o Brasil. 

Confira mais detalhes sobre o recém aprovado programa Gás dos Brasileiros. Saiba o que diz o texto e quem poderá receber o benefício que deve começar nas próximas semanas. 

Veja como vai funcionar o Vale-gás para famílias em todo o Brasil Saiba quem tem direito
Veja como vai funcionar o Vale-gás para famílias em todo o Brasil. Saiba quem tem direito. / Imagem: Reprodução JN

Gás dos Brasileiros – Vale-Gás aprovado

- Publicidade -

Ótima notícia: foi finalizada oficialmente a votação que aprovou o Gás dos Brasileiros 2021, novo programa que vai oferecer um auxílio gás para milhões de famílias. 

Foi na última quarta-feira (27) que a Câmara dos Deputados votou pela segunda vez o projeto. O texto já havia sido aprovado, mas teve alterações no conteúdo e agora foi finalizada a votação. 

A situação agora é a seguinte: o vale-gás do Governo Federal só precisa de sanção do presidente Jair Bolsonaro. A ideia é que essa ação seja aprovada o quanto antes para começar a ser implementada. 

Programa Gás dos Brasileiros Como vai funcionar 

- Publicidade -

E como vai funcionar o programa Gás dos Brasileiros em 2021? Depois de algumas alterações, a base da nova ação foi definida. 

De acordo com o texto, o vale-gás nacional vai funcionar da seguinte maneira: famílias beneficiárias vão receber a cada dois meses o valor equivalente a 50% (no mínimo) do preço médio nacional do botijão de 13kg. 

E por quanto tempo vai durar o Gás dos Brasileiros? Segundo o texto oficial, o programa vai ter uma duração de 5 anos. Ou seja, os beneficiários vão receber um total de 30 parcelas – um pagamento a cada dois meses. 

Quem tem direito Vale-Gás Nacional – Gás dos Brasileiros

- Publicidade -

O relator do projeto, Christino Áureo (PP-RJ), afirmou que é possível que aproximadamente 2 milhões de brasileiros recebam o benefício. O texto também prevê exatamente quem tem direito ao Gás dos Brasileiros

Segundo o novo programa, quem pode receber o auxílio gás do Governo Federal são:

  • As famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que possuem renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; 
  • Famílias que possuem integrantes residentes no mesmo endereço que atualmente recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Valor Gás dos Brasileiros

- Publicidade -

Também foi confirmada na nova votação a mudança no valor do benefício Gás dos Brasileiros: todos vão receber valor mínimo de 50% do total do preço de um botijão de gás de 13kg (de acordo com a média nacional em preço de venda). 

Inicialmente o valor do auxílio gás do Governo Federal era de 40%, mas foi mudado na última alteração do projeto. 

Como receber Auxílio Gás – Programa Gás dos Brasileiros 

O Governo Federal poderá usar a estrutura do Bolsa Família (ou do Auxílio Brasil) para operacionalizar o Programa Gás dos Brasileiros. Isso quer dizer que os pagamentos poderão ser feitos diretamente pelos programas sociais. 

A ideia inicial é o pagamento de um voucher de auxílio gás que será pago preferencialmente à mulher chefe de família. 

Para receber o Gás dos Brasileiros é necessário estar dentro dos requisitos de renda (acima) e estar inscrito no CadÚnico. Quem ainda não está inscrito pode ir até uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima. 

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais