Como usar as Notas do Enem 2020? Saiba quais são as melhores opções!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Confira algumas das melhores opções para usar o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio! 

Muitas pessoas estão se perguntando como podem melhorar seu futuro pessoal e profissional. Sabendo que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda é a melhor porta de entrada para universidades, muitos fizeram a prova. 

Mas como usar as notas do Enem 2020? É possível entrar em uma universidade particular ou apenas em instituições públicas? Algumas dúvidas sempre surgem para quem quer usar a prova para mudar seu percurso. 

Por isso vamos trazer mais informações sobre as melhores opções bem como detalhes sobre alguns programas que aceitam o Enem. Pode ser o seu momento de alcançar o tão sonhado ensino superior ou até estudar no exterior!

Como usar as Notas do Enem 2019?
Foto: Divulgação

Que horas sai a Nota do Enem 2020

Vamos começar com a principal dúvida: que horas sai a nota do Enem 2020? De acordo com a Secretaria de Educação de SP, o Inep vai divulgar as notas às 18h pelo site oficial (https://enem.inep.gov.br/participante/). 

Para quem ainda não sabe ainda quando sai as notas do Enem 2020, todos os candidatos que fizeram a prova vão poder conferir o desempenho no dia 29 de março de 2021. Sempre lembrando que a prova aconteceu no início deste ano por um atraso por conta da pandemia do Covid-19.

Usar Nota do Enem 2020

Então, como eu posso usar a Nota do Enem 2020? A resposta para essa pergunta depende de quais são os seus objetivos neste momento. A maioria das pessoas fazem a prova pensando em entrar em uma universidade pública. 

Esse público tornou-se superior principalmente a partir de 2017, quando a prova do Enem deixou de ser um certificador. Agora não é mais possível terminar os estudos fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio. 

Ainda assim, essa continua sendo a maior porta de entrada para universidades e institutos federais de todo o país. Por isso tantas pessoas procuram inscrever-se em todas as edições que acontecem anualmente. 

O que fazer com Notas do Enem 2020 

Mas o que posso fazer com as notas do Enem 2020? O número de opções é muito maior do que muitas pessoas pensam. A primeira opção, evidentemente, é tentar entrar em uma universidade através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Quase 100% das universidades públicas do país oferecem vagas através do Sisu. Por isso essa é a primeira e mais procurada opção. No meio de 2021, quem fez o Enem 2020, poderá inscrever-se nessa ação do MEC. 

Algumas outras opções interessantes são:

  • Prouni com a nota do Enem: o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos parciais e integrais em instituições de ensino privado. São ótimas oportunidades para quem fez o Enem e conseguiu mínimo de 450 pontos na média (e acima de zero na redação); 
  • Usar nota do Enem no Fies: outra opção muito reconhecida até hoje é o Fundo de Financiamento Estudantil. Essa é uma ótima opção para quem não possui condições de pagar altas mensalidades e quer ajuda com financiamento, podendo pagar depois de formado; 

Notas do Enem para estudar no exterior: essa é outra opção cada vez mais reconhecida! Já são centenas de brasileiros estudando em Portugal com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio. São um total de 47 instituições oferecendo abertura através do uso do Enem.

Quando abre o Sisu 2021

Finalmente, é importante saber também quando vai abrir o Sisu em 2021: entre os dias 6 e 9 de abril. A participação segue sendo para quem fez a prova em 2020 e não tirou nota zero na redação. É obrigatório também ter terminado o Ensino Médio. 

Todos os interessados em usar as notas do Enem no Sisu 2021 devem ficar atentos. O cronograma oficial com os principais detalhes já foi divulgado.

O calendário do Sisu 2021 ficou assim:

  • Inscrições Sisu 2021: 6 a 9 de abril.
  • Resultado da 1ª chamada do Sisu: 13 de abril.
  • Matrículas: 14 a 19 de abril.
  • Lista de espera Sisu 2021: 13 a 19 de abril

 

Leia Também