Como tirar extrato do INSS pela internet – Confira o passo a passo na matéria!

Como tirar extrato do INSS pela internet – Veja todos detalhes no texto!

Afinal, é possível tirar o extrato sem ir presencialmente em uma das agências da Previdência? Confira e saiba mais!

Esse é o período do ano que muitas pessoas estão procurando mais informações sobre Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para saber como funcionam algumas funções que podem ser feitas online, sem precisar entrar em grandes filas. 

É o caso de quem quer saber como tirar o extrato do INSS pela internet. Essa ação é muito mais fácil do que pensam muitas pessoas que estão tendo dificuldades em fazer esses acessos por um computador ou smartphone. 

A seguir selecionamos mais informações para quem está pensando em obter as suas principais informações ou ajudar algum parente com essa etapa mais burocrática. Confira e saiba como fazer isso!

Como tirar extrato do INSS pela internet
Foto: Divulgação

Para que serve extrato INSS

Afinal, para que serve o Extrato do INSS? Muitas pessoas já ouviram falar de beneficiários que precisam ter em mãos essa documentação, mas não sabem exatamente para que isso funciona. 

O extrato do INSS é usado para quem precisa comprovar renda na hora de fazer um financiamento, por exemplo. Quem precisa de um empréstimo consignado também precisa ter os extratos em mão, assim como quem quer crédito em um banco. 

Quem é aposentado ou pensionista do INSS pode ficar tranquilo já que hoje em dia é completamente possível tirar essa documentação sem precisar sair de casa. E isso é mais fácil do que parece, qualquer pessoa com acesso à internet e com a documentação em mãos pode fazer. 

Através do portal Meu INSS você poderá consultar extrato de pagamento de benefícios como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio doença, maternidade e muito mais. 

Como consultar extrato INSS

Se você ainda não sabe como consultar o extrato do INSS, fique atento! Vamos montar um passo a passo que poderá ajudar todos os interessados em conferir suas informações pela internet sem sair de casa. 

Confira a seguir um passo a passo para tirar o extrato INSS:

  1. Acesse o portal Meu INSS e clique no botãozinho que aparece no canto direito superior da página (que aparece o avatar de uma pessoa com a palavra ENTRAR); 
  2. Clique no botão ‘login’; 
  3. Use o seu CPF e senha para acessar; caso nunca tenha acessado antes clique em ‘Cadastra-se’ e preencha com as informações necessárias; 
  4. Depois de preencher corretamente, confirme no botão ‘Autorizo’ e permita que o portal acesse suas informações; 
  5. Agora no menu na lateral esquerda da tela clique no botão ‘Extrato de Pagamento de Benefício’; 
  6. Selecione o período que você quer verificar o extrato e clique em ‘Consultar’. Pronto!

 

Leia Também