Saiba como tirar a CNH de forma GRATUITA em 2023; lista revela todos estados que fornecem o benefício

Conheça a lista de estados que estão oferecendo a CNH de graça. Saiba quais são os critérios e como funciona para participar do programa.

Se você quer tirar a CNH de forma gratuita, existe um Programa por meio do qual alguns estados brasileiros liberam a habilitação sem pagar nada. Para quem não tem condições de arcar com os custos do processo de habilitação veicular, basta tentar fazer o processo por meio do programa CNH Social no seu estado e garantir o seu documento de habilitação.

Saiba quais estados do Brasil estão liberando esse recurso e como fazer para acessá-lo.

Saiba como tirar a CNH de forma GRATUITA em 2023; lista revela todos estados que fornecem o benefício
Inscreva-se já para tirar a CNH de forma gratuita. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o programa para tirar a CNH de forma gratuita

Possuir a Carteira de Habilitação ainda pode ser o sonho de muitas pessoas. Haja vista que muitas delas precisam desse documento porque dirigem profissionalmente e outras, no caso, porque possuem um veículo.

Porém, uma parcela dessa população não possui condições financeiras de custear todo o processo que envolve a emissão da carteira de habilitação. Desde as aulas na autoescola até os testes no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Por isso, para auxiliar a população, alguns estados brasileiros estão oferecendo uma maneira de tirar a CNH de forma gratuita, através do programa CNH Social. Uma vez que a carteira de motorista no Brasil está custando cerca de R$ 3 mil.

Logo, para uma boa parte dos cidadãos esse valor é inacessível. Mas com o programa de gratuidade essa questão pode ser resolvida. Basta o cidadão participar do programa para não ter custos com exames, aulas e provas. Mas para isso, ele deve cumprir algumas regras que o governo local exige e que serão mostradas no último tópico. Continue lendo.

Veja também: Brasileiros endividados podem ter CNH SUSPENSA: SFT autoriza apreensão do documento

Lista de estados brasileiros que oferecem Carteira de Habilitação grátis

Antes de mais nada, é importante frisar que o programa de gratuidade para emitir a carteira de motorista não é de âmbito nacional. Ou seja, cerca da metade dos estados têm seus próprios programas com exigências locais.

Sendo assim, os interessados em tirar a CNH de forma gratuita devem procurar saber se, no seu estado, o programa CNH Social está em vigor. Confira a lista completa de estados que oferecem o programa:

  1. Alagoas
  2. Amapá
  3. Mato Grosso
  4. Mato Grosso do Sul
  5. Minas Gerais
  6. Pará
  7. Paraná
  8. Pernambuco
  9. Piauí
  10. Rio Grande do Sul
  11. Rondônia
  12. Santa Catarina
  13. São Paulo
  14. Tocantins

Veja também: Tenho CNH, posso ensinar outras pessoas a DIRIGIR? Entenda as REGRAS

Como se inscrever e quais são as regras?

Todo o processo para tirar a CNH de forma gratuita é de responsabilidade do Detran. Por isso, as regras podem variar assim como o prazo das inscrições também. Mas para viabilizar a formação gratuita do condutor, é preciso se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Só será concedida às pessoas que já possuem 18 anos ou mais;
  • Aos membros de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Pessoas que possuam renda de até dois salários mínimos por mês;
  • E para o aproveitamento de vagas para renovação, adição, troca de categoria e mudança para habilitação profissional.

Seguindo esses requisitos, os aprovados não precisam pagar as taxas que são cobradas pelo Detran, como também qualquer tarifa para realizar o curso de formação teórico e prático nas autoescolas. Além disso, o governo local pode oferecer mais de uma prova prática gratuita, no caso de reteste.

Para fazer a inscrição para tirar a CNH de forma gratuita, será necessário dirigir-se ao Detran do seu estado. Lá você se informará sobre a abertura de novas vagas em 2023. Uma vez que neste ano é esperado a criação de milhares de oportunidades no programa CNH Social em todo o país.

Novas categorias da CNH

Por fim, é importante lembrar que desde junho de 2022 está disponível a nova versão da carteira. 

O que muitos motoristas não sabem é que agora o documento vai além do padrão brasileiro de categorias: A, B, C, D e E.

Foram acrescentadas novas categorias na CNH. São elas:

  • ACC;
  • A1
  • B1;
  • C1;
  • D1; entre outros.

A intenção é garantir que o documento brasileiro fique de acordo com as normas internacionais. Outras novidades como o BE, CE, C1E, DE e E1E também estão inclusas. A maioria delas diz respeito ao peso e o tipo de carro que os motoristas e condutores poderão dirigir.

Saiba mais: Aviso IMPORTANTE sobre conversão de CNH: Carteira de Habilitação aguarda nova definição

Saiba tudo sobre o novo RG

Dentre os documentos pessoais de um cidadão, o RG (Registro Geral) e o CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física) são os principais. Isso porque, é através da numeração presente em ambos os documentos que torna-se possível distinguir os indivíduos, assim como realizar transações ligadas ao nome de alguém.

O grande ponto, no entanto, é que portar dois documentos essenciais pode acabar sendo um pouco complicado para muitas pessoas, tendo em vista o risco de perdê-los, entre outros fatores. Pensando exatamente nisso, os cidadãos brasileiros já podem contar com um novo modelo de RG.

Isto é, esse modelo tornara-se o documentário unitário dos brasileiros. Agora, o número do CPF será o único presente no novo RG. Além disso, o documento também contará com informações adicionais, como por exemplo, o tipo sanguíneo do titular.

O modelo do novo RG segue um padrão internacional, logo, tende a tornar-se mais fácil identificar indivíduos fora do Brasil.

Em relação à obrigatoriedade da emissão, portanto, vale dizer que a substituição acontecerá de forma gradativa. Ou seja, pouco a pouco os estados brasileiros estão fornecendo o novo RG para seus habitantes.

De acordo com as informações propostas, os estados têm até o mês de março para começarem a emitir o novo documento. Assim, todos aqueles que necessitarem de uma via do RG ou apenas quiserem realizar a troca, poderão solicitar a emissão do novo RG.

Por fim, o documento só será obrigatório para todos os indivíduos no ano de 2032. Isso porque, o decreto oficial da medida foi apresentado em 2022, logo, os cidadãos podem contar com 10 anos, antes que o mesmo torne-se obrigatório.