Saiba como tirar a CNH de forma GRATUITA em 2023; lista revela todos estados que fornecem o benefício
Conheça a lista de estados que estão oferecendo a CNH de graça. Saiba quais são os critérios e como funciona para participar do programa.
Se você quer tirar a CNH de forma gratuita, existe um Programa por meio do qual alguns estados brasileiros liberam a habilitação sem pagar nada. Para quem não tem condições de arcar com os custos do processo de habilitação veicular, basta tentar fazer o processo por meio do programa CNH Social no seu estado e garantir o seu documento de habilitação.
Saiba quais estados do Brasil estão liberando esse recurso e como fazer para acessá-lo.

Como funciona o programa para tirar a CNH de forma gratuita
Possuir a Carteira de Habilitação ainda pode ser o sonho de muitas pessoas. Haja vista que muitas delas precisam desse documento porque dirigem profissionalmente e outras, no caso, porque possuem um veículo.
Porém, uma parcela dessa população não possui condições financeiras de custear todo o processo que envolve a emissão da carteira de habilitação. Desde as aulas na autoescola até os testes no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Por isso, para auxiliar a população, alguns estados brasileiros estão oferecendo uma maneira de tirar a CNH de forma gratuita, através do programa CNH Social. Uma vez que a carteira de motorista no Brasil está custando cerca de R$ 3 mil.
Logo, para uma boa parte dos cidadãos esse valor é inacessível. Mas com o programa de gratuidade essa questão pode ser resolvida. Basta o cidadão participar do programa para não ter custos com exames, aulas e provas. Mas para isso, ele deve cumprir algumas regras que o governo local exige e que serão mostradas no último tópico. Continue lendo.
Veja também: Brasileiros endividados podem ter CNH SUSPENSA: SFT autoriza apreensão do documento
Lista de estados brasileiros que oferecem Carteira de Habilitação grátis
Antes de mais nada, é importante frisar que o programa de gratuidade para emitir a carteira de motorista não é de âmbito nacional. Ou seja, cerca da metade dos estados têm seus próprios programas com exigências locais.
Sendo assim, os interessados em tirar a CNH de forma gratuita devem procurar saber se, no seu estado, o programa CNH Social está em vigor. Confira a lista completa de estados que oferecem o programa:
- Alagoas
- Amapá
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
- Tocantins
Veja também: Tenho CNH, posso ensinar outras pessoas a DIRIGIR? Entenda as REGRAS
Como se inscrever e quais são as regras?
Todo o processo para tirar a CNH de forma gratuita é de responsabilidade do Detran. Por isso, as regras podem variar assim como o prazo das inscrições também. Mas para viabilizar a formação gratuita do condutor, é preciso se enquadrar nos seguintes requisitos:
- Só será concedida às pessoas que já possuem 18 anos ou mais;
- Aos membros de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);
- Pessoas que possuam renda de até dois salários mínimos por mês;
- E para o aproveitamento de vagas para renovação, adição, troca de categoria e mudança para habilitação profissional.
Seguindo esses requisitos, os aprovados não precisam pagar as taxas que são cobradas pelo Detran, como também qualquer tarifa para realizar o curso de formação teórico e prático nas autoescolas. Além disso, o governo local pode oferecer mais de uma prova prática gratuita, no caso de reteste.
Para fazer a inscrição para tirar a CNH de forma gratuita, será necessário dirigir-se ao Detran do seu estado. Lá você se informará sobre a abertura de novas vagas em 2023. Uma vez que neste ano é esperado a criação de milhares de oportunidades no programa CNH Social em todo o país.
Novas categorias da CNH
Por fim, é importante lembrar que desde junho de 2022 está disponível a nova versão da carteira.
O que muitos motoristas não sabem é que agora o documento vai além do padrão brasileiro de categorias: A, B, C, D e E.
Foram acrescentadas novas categorias na CNH. São elas:
- ACC;
- A1
- B1;
- C1;
- D1; entre outros.
A intenção é garantir que o documento brasileiro fique de acordo com as normas internacionais. Outras novidades como o BE, CE, C1E, DE e E1E também estão inclusas. A maioria delas diz respeito ao peso e o tipo de carro que os motoristas e condutores poderão dirigir.
Saiba mais: Aviso IMPORTANTE sobre conversão de CNH: Carteira de Habilitação aguarda nova definição
Saiba tudo sobre o novo RG
Dentre os documentos pessoais de um cidadão, o RG (Registro Geral) e o CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física) são os principais. Isso porque, é através da numeração presente em ambos os documentos que torna-se possível distinguir os indivíduos, assim como realizar transações ligadas ao nome de alguém.
O grande ponto, no entanto, é que portar dois documentos essenciais pode acabar sendo um pouco complicado para muitas pessoas, tendo em vista o risco de perdê-los, entre outros fatores. Pensando exatamente nisso, os cidadãos brasileiros já podem contar com um novo modelo de RG.
Isto é, esse modelo tornara-se o documentário unitário dos brasileiros. Agora, o número do CPF será o único presente no novo RG. Além disso, o documento também contará com informações adicionais, como por exemplo, o tipo sanguíneo do titular.
O modelo do novo RG segue um padrão internacional, logo, tende a tornar-se mais fácil identificar indivíduos fora do Brasil.
Em relação à obrigatoriedade da emissão, portanto, vale dizer que a substituição acontecerá de forma gradativa. Ou seja, pouco a pouco os estados brasileiros estão fornecendo o novo RG para seus habitantes.
De acordo com as informações propostas, os estados têm até o mês de março para começarem a emitir o novo documento. Assim, todos aqueles que necessitarem de uma via do RG ou apenas quiserem realizar a troca, poderão solicitar a emissão do novo RG.
Por fim, o documento só será obrigatório para todos os indivíduos no ano de 2032. Isso porque, o decreto oficial da medida foi apresentado em 2022, logo, os cidadãos podem contar com 10 anos, antes que o mesmo torne-se obrigatório.