Como somar a nota do Enem – Confira e saiba qual é a sua média na prova!



Saiba como usar o seu rendimento no Exame Nacional do Ensino Médio para entrar em uma universidade! Fique ligado!

Esse é o momento do ano em que muitos jovens e adultos querem mudar sua vida profissional e pessoal. Pensando nisso muitos pensam em entrar em uma universidade pública neste ano, mas para isso precisam saber como somar a nota do Enem 2019.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda é a forma mais rápida e confiável de conseguir fazer uma faculdade dos seus sonhos. Alguns programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ajudar quem participou da prova.

Confira a seguir mais informações que poderão lhe ajudar a somar e entender se o seu desempenho foi bom. Fique ligado e use suas notas para conseguir entrar em uma instituição de ensino superior!

Como somar a nota do Enem
Foto: Divulgação

Calcular a Nota do Enem

Antes de mais nada, você já sabe como calcular a Nota do Enem? Muitas pessoas estão com essa dúvida neste momento e querem saber exatamente como fazer isso sem cometer erros. Por mais simples que pareça é sempre importante que você confira se fez as contas corretas.

Então vamos lá! Primeiramente, muitos ainda querem saber por que fazer o cálculo do Enem. Esses valores são importantes já que os principais programas do Governo Federal usam essas notas.

Se você quiser, por exemplo, participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) precisará ter uma média mínima de 450 pontos sem ter zerado a redação. O mesmo serve para quem vai fazer o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): é necessário uma média mínima de 450 pontos.

Como calcular média do Enem

Mas então: como calcular a média do Enem? Apesar de muitas plataformas criarem aplicativos específicos e plataformas diferentes, você poderá fazer a sua média em casa. Primeiramente, vamos ensinar a fazer a média simples.

Para fazer a média do Enem você deve seguir dois passos simples:

  • Some todas as notas das cinco provas específicas (com a redação);
  • Divida esse valor total por cinco; pronto!

Essa é a forma mais fácil de fazer o cálculo da média das notas do Enem. Essa conta fica um pouco mais complexa quando você vai fazer o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por exemplo, e encontra pesos específicos em uma instituição.

Ainda assim, não existe muito mistério. Se você for fazer a inscrição em alguma instituição que define pesos para cada prova deverá fazer uma conta diferente:

  • Primeiramente, descubra qual é o peso da instituição de para cada nota do Enem (peso 1, 2 ou 3);
  • Depois disso, multiplique cada uma das suas notas pelo peso atribuído pela instituição);
  • Por fim, depois de multiplicar com os pesos você deverá somar todos os resultados e dividir esse valor pela soma do valor dos pesos. Essa será sua média final!

Calculadora Nota Enem

Se você ainda teve dificuldades, fique tranquilo. Existem diversos sites que oferecem uma calculadora das Notas do Enem. Você pode adicionar os pesos e suas notas específicas e fazer a conta rapidamente.

O site Super Vestibular disponibiliza uma calculadora média Enem 2019. Confira a seguir e faça os seus cálculos para saber como usar as notas sem problema:

https://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/enem/como-calcular-media-enem.htm

 

Leia Também