Como SOLICITAR o EMPRÉSTIMO Pronampe: Documentos NECESSÁRIOS – Passo a Passo

Atualizado Hoje!

Como SOLICITAR o EMPRÉSTIMO Pronampe – Veja mais informações sobre uma das principais linhas de crédito disponíveis no momento!

Com a pandemia se mantendo em alta no Brasil, muitas pessoas estão precisando de ajuda financeira. É justamente por isso que muitos estão querendo saber como solicitar o empréstimo Pronampe

O Programa Nacional de Apoio à Micro e Pequenas Empresas está sendo distribuído em todo o país. Por isso é importante saber exatamente quais são os documentos necessários para obter os valores. 

Entenda como funciona a ação e como é a liberação dos créditos. Saiba o que você precisa ter em mãos para fazer o pedido sem problemas de aprovação nos valores. 

Como SOLICITAR o EMPRÉSTIMO Pronampe
Imagem: Divulgação

Liberação Pronampe 

É oficial: está liberado o Pronampe para milhares de brasileiros que estão precisando de linhas de crédito neste momento de dificuldades. Para quem ainda não sabe, esse programa teve liberação no dia 02 de junho (sexta-feira) de forma permanente – não apenas como emergência na pandemia. 

O Programa Nacional de Apoio à Micro e Pequenas Empresas surge justamente para liberar valores com juros baixos de maneira mais facilitada. Em um momento de crise isso pode ser essencial. 

Mas e quem pode aproveitar a liberação Pronampe? Existem dois grupos principais que podem contar com esse dinheiro:

  • Pequenas Empresas: que possuem receita bruta nos últimos 12 meses até R$ 4.800.000,00; 
  • Microempresas: que possuem receita nos últimos meses de até R$ 360.000,00. 

Informe de Rendimentos Pronampe

A Receita Federal vai enviar para 4,5 milhões de empresas os informes de rendimentos da receita bruta em 2019 e 2020. Esse documento será necessário para solicitar o Pronampe em 2021. 

Esse extrato de rendimento é necessário já que os valores dos empréstimos do Pronampe serão com cálculos de até 30% da receita bruta anual das micro e pequenas empresas.

Já as empresas criadas há menos de um ano, terão limite de crédito de 50% do capital social ou 30% de 12 vezes a média da receita bruta mensal. Sempre vai valer aquilo que for melhor para o negociante.

Quem pode solicitar Pronampe

Mas e quem pode solicitar o Pronampe 2021? É importante lembrar que os valores devem ser usados especificamente para algumas ações apenas. Isto é, os empréstimos não podem ser solicitados para uso pessoal, por exemplo. 

O dinheiro do programa pode ser usado para:

  • Capital de giro;
  • Capacidade operacional da empresa;
  • Pagamento de folha de empregados; 
  • Reforma e expansão; 
  • PROIBIDO USO para pagamento de distribuição de lucro para sócios. 

Documentos para solicitar Pronampe

Também existe uma lista de documentos para solicitar o Promampe. Em geral são os contadores que preparam isso para as empresas, mas quem quiser fazer isso sem ajuda, deve ter em mãos a documentação:

  • Carta do DTE com o faturamento da empresa (providenciado pelo contador);
  • Contrato social e Alterações Contratuais;
  • Documento de Identificação do Sócio;
  • Imposto de Renda Pessoa Física do Sócio;
  • Extrato do último mês do SIMPLES Nacional (providenciado pelo contador);
  • Recibo e declaração DEFINS 2019 (providenciado pelo contador);
  • Comprovante de endereço atualizado.

Como solicitar Pronampe

Depois de juntar a documentação, por fim, como solicitar o Pronampe? Esse tipo de crédito pode ser obtido diretamente com os gerentes de agências bancárias de seu interesse. Entre os bancos que estão trabalhando com as linhas estão: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú, entre outros. 

De acordo com o Banco Central, desde julho as solicitações do Pronampe já estão disponíveis. Ainda assim, muitas pessoas estão relatando dificuldades em conseguir os valores, por isso entre em contato direto com o seu gerente. 

SOLICITAR Empréstimo FGTS: Adiantamento Saque Aniversário – CAIXA, Banco do Brasil e Santander

 

Leia Também