Como SOLICITAR KIT Covid: Prefeituras já ESTÃO Distribuindo!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como SOLICITAR KIT Covid – Veja as informações e entenda como está acontecendo a distribuição do KIT em diversas regiões do País!

A pandemia do novo coronavírus segue fazendo milhares de vítimas em todos os estados brasileiros. Por isso muitas pessoas estão querendo saber da última novidade: como solicitar o Kit Covid-19?

São dezenas de prefeituras de norte a sul do país que estão montando esses tipos de coquetéis para pacientes que estão com os primeiros sintomas. Mas será mesmo que vale a pena fazer o pedido?

A seguir vamos falar sobre tudo isso. Confira quem poderá contar com esses remédios e como eles poderão ser usados. Entenda o que dizem alguns médicos e profissionais da área de saúde. Fique ligado e repasse a informação para amigos e familiares. 

Como SOLICITAR KIT Covid
Imagem: Divulgação

O que é Kit Covid-19

Antes de mais nada, o que é o Kit Covid-19? A entrega desse tipo de serviço está dando o que falar em várias regiões do país já que muitas pessoas estão com medo do novo coronavírus e por isso mesmo procuram essa ajuda. 

Rastreador do Coronavírus no Brasil: Acompanhe em tempo real o Covid-19!

A ideia principal da distribuição desse tipo de kit contra o coronavírus é justamente ajudar quem está passando por alguns dos primeiros sintomas da doença. Acontece que ele não possui “remédios fixos”: isto é, em o que está sendo distribuído varia de região para região. 

Isso está gerando uma reclamação de muitos médicos e profissionais da saúde já que farmácias e prefeituras estão repassando de forma inconsequente kits e tratamentos com remédios sem comprovação científica. 

Como funciona Kit Covid

Mas e como funciona o kit Covid? Como dito anteriormente, as ofertas estão acontecendo de acordo com cada prefeitura. Em algumas regiões, os municípios estão publicando em Diário Oficial portarias que liberam a distribuição. 

É o caso da prefeitura de Cuiabá (MT), por exemplo. A Portaria Nº 053/2020 da Secretaria Municipal da Saúde regulamentou o uso do Kit Covid-19. Isso poderá ser feito nas unidades de saúde da cidade (com medicamentos que serão disponibilizados para UPAs, UBS, Policlínicas e ESF). 

Nesse caso específico é necessário que haja um consentimento do uso dos medicamentos por parte do paciente a partir de prescrição do médico. Ainda assim, cada profissional vai ter a liberdade de pensar o melhor tratamento para o paciente – sem obrigatoriedade do uso do kit. 

Em outras regiões, porém, estão surgindo polêmicas. A secretaria da saúde da cidade de Itagi, na Bahia, também criou e iria fazer a entrega em casa do kit Covid. Nesse caso, os remédios seriam dados para pessoas infectadas pelo coronavírus e com sintomas. 

Essa entrega gerou algumas críticas já que os medicamentos não são testados contra o  Sars CoV-2, que causa a doença.

Mas e o que vem no Kit Covid-19? 

Esse está sendo um outro ponto de polêmica: o que vem no Kit Covid-19? Os medicamentos variam também de acordo com as prefeituras que estão oferecendo. Na maioria dos casos existem alguns remédios que estão sempre presentes:

  • Azitromicina; 
  • Ivermectina; 
  • Analgésicos e antitérmicos. 

O problema é que esses medicamentos ainda não possuem comprovação imediata sobre o novo coronavírus. Em algumas regiões, por exemplo, os Conselhos Regionais de Farmácia estão divulgando notas sobre os riscos do automedicamento – como está acontecendo. 

Ou seja, o Kit Covid-19 é bom? NÃO há comprovação científica sobre medicamentos que vão curar o vírus ainda. Portanto, esses remédios podem apenas aliviar os sintomas, o que muitas vezes é até prejudicial ao tratamento. 

Solicitar Kit Covid-19

Por fim, como solicitar o Kit Covid-19? Em geral, esse tipo de oferta não será “aberta” para o público. Ou seja, não é qualquer pessoa que poderá ir até uma farmácia e fazer o pedido. Caso haja alguma farmácia fazendo isso na sua região, denuncie! Muitas pessoas podem ser prejudicadas por efeitos colaterais sem prescrição médica. 

Ou seja, quem faz a solicitação do Kit Covid-19 são os próprios médicos. Na maioria das cidades é necessário que os profissionais que receitem esse tratamento, orientem os pacientes a ler e assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para usar os medicamentos. 

E vale a pena usar o Kit Covid-19? Sozinho jamais, dizem os médicos. A recomendação dos profissionais da saúde é que você sempre evite o automedicamento. Em caso de sintomas do novo coronavírus, você deve procurar uma unidade de atendimento próxima de você para ter um tratamento ideal. 

SOLICITAR Benefício de R$ 1.045 do INSS sem NUNCA ter Contribuído: AJUDA do Governo – Saiba como SOLICITAR!

 

Leia Também