Como será o clima no Brasil se o El Niño continuar?

O El Niño é um fenômeno natural, responsável pelo aumento de temperatura no país durante os últimos dias. Entenda quanto tempo ele ainda pode durar.

O El Niño é o nome usado para designar o aumento de temperatura no oceano pacífico. Esse fenômeno natural atinge todo o mundo, inclusive o Brasil, cuja costa é banhada pelo oceano atlântico. Em 2023, o país já passou por uma forte onda de calor, com temperaturas que se aproximaram do 50 graus. Em alguns locais, a sensação térmica era de quase 60 graus.

Dessa forma, é natural que os brasileiros fiquem preocupados com o aumento de temperatura no país. De acordo com os meteorologistas, podemos presenciar algumas mudanças climáticas importantes, caso o El Niño continue. A expectativa é que mais desastres naturais possam acontecer no país. Continue lendo esta matéria para descobrir o que pode acontecer com o clima. 

el_nino
Descubra o que pode acontecer se o El Niño continuar – Foto: Divulgação

Afinal, como o El Niño pode impactar no clima do Brasil?

Antes de mais nada, é importante deixar claro o motivo do El Niño. Ele foi descoberto, apenas, no século XX. No entanto, seu prejuízo à sociedade pode ser grande, principalmente no caso de pequenas cidades, onde a economia local depende de atividades como colheitas. De forma geral, quando acontece a diminuição dos ventos, o oceano pacífico tende a esquentar, o que afeta todo o mundo. Ou seja, o Brasil também pode ser prejudicado. 

Ao mesmo tempo que a temperatura do país tende a aumentar, algumas regiões podem enfrentar chuvas acima do esperado. O pico do fenômeno acontecerá até abril de 2024, de acordo com especialistas. Então, podemos ver mais dos desastres naturais que aconteceram neste ano no próximo ano. 

O calor pode fazer com que ocorram incêndios no Centro-Oeste. Enquanto isso, a região Norte, pode enfrentar mais secas, ao mesmo tempo que no Sul, a previsão é de fortes chuvas. Mesmo assim, o país poderá sofrer uma queda em seus reservatórios de água. Além do abastecimento, isso pode afetar a produção de energia elétrica, uma vez que grande parte da eletricidade brasileira é produzida por hidrelétricas. 

Vale destacar que em 2023, já presenciamos diversos acidentes com chuvas acima da média em estados do Sul e Sudeste. O problema pode se intensificar no ano que vem. Enquanto isso, a seca afetou diversos produtores pequenos do Norte. No Nordeste, existe o problema da falta de abastecimento de água, que pode se intensificar. Enquanto isso, os incêndios no Centro-Oeste colocam a população e a fauna e flora em perigo. 

Por fim, a forte onda de calor provocada pelo El Niño pode causar problemas de saúde. 

Veja também: El Niño segue oferecendo RISCO ao Brasil? Entenda o clima e o que pode acontecer

Como se proteger das fortes ondas de calor 

O El Niño vai aumentar a temperatura do Brasil. Então, para se proteger da onda de calor, você deve tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, evite alimentos ricos em gordura e açúcar e dê preferência às frutas e saladas, que contém muita água. Nesses dias, a hidratação é essencial, de acordo com os especialistas no tema. 

Veja também: Comunicado IMPORTANTE do Sicredi para todos os seus clientes; confira!