Como Ser Marinheiro em 2020 – Grande Oportunidade!

Antes de mais nada, você quer saber como ser Marinheiro em 2020? Essa é uma dúvida que surge principalmente para jovens que estão chegando na idade para servir às Forças Armadas. Por isso é interessante saber tudo sobre esse campo específico. 

A Marinha do Brasil é uma das mais importantes instituições do país e é reconhecida em todas as regiões. Por isso é importante ficar atento para detalhes sobre como ter uma carreira nessa área. 

Por fim, vamos trazer informações sobre como fazer parte dessa instituição. Saiba como se tornar um marinheiro e fique por dentro dos processos de seleção disponíveis para isso. Confira e fique por dentro!

Como Ser Marinheiro em 2020

Como é a vida de Marinheiro 

primeiramente, como é a vida de Marinheiro? Muitas pessoas possuem essa dúvida, não sabem exatamente como funciona a rotina de alguém que possui essa carreira. Mas antes disso é importante lembrar alguns detalhes. 

A carreira na Marinha é uma das mais tradicionais em todo o mundo. No Brasil não é diferente. Depois que grandes portos surgiram no país, essa instituição ganha força para regular o comércio nos litorais. Essa atividade é legislada desde a Constituição de 1934. 

Hoje em dia, porém, a Marinha do Brasil faz parte das Forças Armadas do país. Juntamente com a Aeronáutica e o Exército, a instituição faz parte das políticas de segurança nacional e possui grande importância. 

Por isso jovens na idade de escolher sua futura profissão podem olhar com bons olhos para este caminho. 

O que faz Marinheiro

Mas e o que faz o marinheiro? Entre tantas opções, esse profissional trabalha com manutenção e serviços em embarcações, assim como operação dos mesmos. Sendo uma área ampla ainda existe a opção de especializar-se em comércio, militares ou pesca. 

Ou seja, são várias funções necessárias dentro de uma embarcação. São campos de atuação que vão da saúde até a radiocomunicação. Mas e qual a diferença entre marinha mercante e marinha militar?

Essa última opção é voltada para proteção do país, resumidamente. Os oficiais dessa área podem atuar no Corpo de Intendentes, Fuzileiros, Engenharia Naval, Armada e muito mais. Já o pessoal que atua como marinheiro mercante pode exercer funções operacionais, técnicas e de administração. São carreiras variadas dentro deste campo também. 

Como virar Marinheiro 2020

Mas finalmente, como virar marinheiro em 2020? Existem duas opções diferentes na marinha mercante, por exemplo. São chances para profissionais certificados e não certificados. 

Os primeiros precisam de uma formação específica em sua área de atuação e uma preparação para trabalhar na área náutica. Para isso a Escola de Formação de Oficiais da Marinha é a responsável pela formação de um grande número de profissionais. Já quem quer ser marinheiro mercante não certificado deverá atuar em ações que não exigem conhecimentos de atividades marítimas.

Mas quem pode ser marinheiro? É necessário, primeiramente, ter 18 anos de idade completos. Com o alistamento nas Forças Armadas você pode conseguir aprovação e caso não aconteça, existem os concursos públicos da Marinha. Nesse caso geralmente são ofertadas vagas para Ensino Superior Completo ou Ensino Médio. 

 

Leia Também