Veja como se preparar para o SEGUNDO DIA de Enem 2022

A aplicação das provas de Matemática e Ciências da Natureza irá acontecer já no próximo domingo, dia 20. Veja como se preparar.

Neste último domingo, dia 13 de novembro, milhões de estudantes realizaram a primeira etapa da prova do Enem. Agora, é hora de forcar no segundo dia, marcado para o próximo domingo, dia 20.

Os estudantes terão 5h para realizar a prova, 30 minutos a menos em relação ao dia 13. Sendo assim, serão 90 questões ao todo.

Se a primeira avaliação cobrou os conteúdos de Linguagens e Ciências Humanas, agora a prova contará com as matérias de Matemática e Ciências da Natureza. Nesse sentido, veja quais são as dicas para que você mande bem na prova de exatas e garanta aquela sua vaga dos sonhos na universidade.

Como está sua preparação para o segundo dia do Enem? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Primeiro dia do Enem: a prova de Humanas

Para muitos, são os textos densos a maior dificuldade. Para outros, são as contas que pesam mais.

No primeiro dia de provas do Enem, dia 13 de novembro, no último domingo, milhões de estudantes realizaram a Prova de Linguagens e Ciências Humanas. Nesse sentido, eram abordadas as seguintes matérias:

  • Inglês ou Espanhol;
  • Língua Portuguesa;
  • Artes;
  • Literatura;
  • História;
  • Geografia;
  • Sociologia;
  • Filosofia e
  • Redação.

Ao todo, os candidatos tiveram 5h30 para realizar as provas e preencher o gabarito. Nesse sentido, a prova foi considerada pesada pela grande quantidade de textos distribuídas ao longo de 90 questões, sem contar a redação, de no máximo 30 linhas.

Para aqueles que levaram o caderno de questões para casa, ou seja, que entregaram o gabarito a partir de 18h30, gabaritos extraoficiais já estão disponíveis. Sendo assim, você já pode conferir suas respostas e ter uma ideia de quantos acertos teve.

Atenção! É previsto que o Inep publique o gabarito oficial apenas no dia 23 de novembro, três dias após a aplicação da última prova.

Veja também: GABARITO DO ENEM 2022: veja as respostas das provas azul, branca, rosa e amarela!

Segundo dia do Enem: a prova de Exatas

Por outro lado, a prova de exatas do Enem pode causar bastante medo em grande parte dos estudantes. Isso porque serão 5h totais para realizar uma prova de 90 questões que é, no geral, de contas.

Nesse sentido, as matérias são divididas em duas provas diferentes, presentes no mesmo caderno de questões, mas separadas por duas sessões. Sendo assim, o segundo dia do Enem contará com as áreas de:

  • Matemática (45 questões);
  • Biologia;
  • Física e
  • Química.

Da mesma forma, o Inep divulgará o gabarito oficial apenas no dia 23 de novembro, juntamente com as respostas da prova de Humanas. Porém, você poderá encontrar os gabaritos extraoficiais pela Internet pouco tempo após a finalização do exame.

Sendo assim, agora é o momento para que os estudantes foquem na prova de Exatas. Nesse sentido, separamos algumas dicas que podem fazer o seu desempenho ser otimizado.

Veja também: Aprenda como calcular a sua NOTA do Enem 2022

Principais dicas para a prova de Exatas do Enem

Matemática

Em primeiro lugar, a dica para a prova de matemática  é entender que as questões estarão bastante relacionadas com o cotidiano. Proporção e porcentagens são os temas que vão te ajudar a acertar as questões mais simples da prova. Isso é importante por conta do método TRI de correção.

Além disso, função de primeiro grau é um tema recorrente nas questões. Para isso, é importante que você saiba identificar taxas de variação, chamadas de coeficiente angular.

Não deixe também de revisar as fórmulas aplicadas à geometria espacial. É muito importante que o aluno saiba achar o volume de figuras, por exemplo.

Estatística é outro tema que sempre está presente nas provas do Enem, nesse sentido, revise conteúdos como média, desvio padrão e moda.

Ciências da Natureza

A segunda prova divide as 45 questões entre as áreas de Biologia, Física e Química.

Aqui, ainda mais, a prova é bastante relacionada ao dia-a-dia do aluno. Por isso, atenção também à lógica das respostas e como ela é aplicável a vida real.

Em Física, revise as leis de Newton, movimento de corpos, resistores elétricos e potência.

Além disso, foque bastante na teoria das matérias. Algumas questões consideradas fáceis são facilmente resolvidas se você se lembrar dos pressupostos e dos princípios delas.

No que diz respeito às questões de Biologia, você precisa revisar temas como ecologia, citologia, genética, programas de saúde, fisiologia e evolução.

Atenção! De acordo com o professor Allan Barros, a dica de ouro é: “tudo o que dá problema relacionado ao ser humano cairá no Enem”.

Por fim, em Química, as questões tendem a ser mais conteudistas. Dessa forma, foque em revisar temas como equilíbrios químicos, estequiometria, separação de misturas, propriedades dos compostos e, além disso, eletroquímica.