Como se preparar para o EJA

Como se preparar para o EJA – Descubra como estudar para as Provas que garantem a Certificação do Ensino Fundamental e Médio!

Como se preparar para o EJA – Confira alguns detalhes sobre as provas de Educação para Jovens e Adultos voltadas para o término do Ensino Fundamental e Ensino Médio!

Muitas pessoas estão pensando em melhorar o seu espaço dentro do mercado de trabalho brasileiro e, para isso, precisam valorizar a sua carreira. Uma forma de fazer isso é cuidando do seu currículo e o primeiro passo para isso é terminar os estudos.

Milhares de pessoas estão buscando a Educação para Jovens e Adultos (EJA) para conseguir conquistar os certificados de Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Essa é a primeira maneira de começar uma grande melhoria nas seleções.

Sabendo disso, selecionamos mais detalhes sobre como se preparar para o EJA. Confira algumas dicas e fique atento sobre mais informações do que é exatamente o exame voltado para jovens e adultos. Saiba mais!

Como se preparar para o EJA
Foto: DIvulgação

O que é a prova do EJA

O que é a prova do EJA
Foto: Divulgação

Primeiramente, o que é a prova do EJA? Muitas pessoas ainda estão acostumadas com a nomenclatura antiga que é o supletivo. Essas novas provas – chamadas em algumas regiões de Provão do EJA – nada mais são do que os mesmos exames supletivos voltados para finalizar o nível fundamental ou médio.

É importante lembrar que essa modalidade é promovida por secretarias estaduais com a intenção de fazer a avaliação dos candidatos em obter certificação de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A prova do supletivo, é importante lembrar, não exige que os estudantes estejam frequentando alguma escola no momento de fazer as os exames. Ou seja, essa é a forma mais rápida e prática de terminar os estudos.

Fique por dentro do Provão EJA!

Como fazer a preparação EJA

Mas afinal, como fazer a preparação EJA? Por ser organizada por órgãos estaduais e municipais, não existe um padrão específico de como acontecem as provas. Em geral são cobradas as matérias básicas: Como não há uma regulamentação nacional, cada estado define os conteúdos que serão cobrados na prova EJA. No entanto, é comum que seja avaliado os conhecimentos dos estudantes nas áreas que compõem a grade curricular do ensino fundamental e médio regular. São elas: Língua Portuguesa, Redação, Geografia, Biologia, Filosofia, Artes, Física, Química, Matemática, História, Sociologia e Língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol).

Como fazer a preparação EJA
Foto: Divulgação

Uma dica é começar a estudar em casa com apostilas, conteúdos de internet, livros e videoaulas. Para não perder tempo, fique sempre atento aos editais lançados pelas secretarias de educação do seu estado.

Uma opção é buscar as apostilas Encceja disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Os materiais sobre o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) são voltados para essa prova, mas podem servir como estudo para o EJA. Saiba mais: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo

Confira também o Supletivo 2019!

 

Leia Também