Como se INSCREVER no CADASTRO ÚNICO em 2021: CadÚnico tem ATUALIZAÇÃO e oferece DIVERSOS BENEFÍCIOS!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como se INSCREVER no CADASTRO ÚNICO em 2021 – Confira a seguir todos os detalhes sobre o funcionamento do CadÚnico para todos os brasileiros em 2021! 

Se você quer contar com ajuda do Governo Federal nesse novo ano, chegou o momento de saber como se inscrever no Cadastro Único em 2021. Isso porque esse sistema será fundamental para a oferta de milhares de vagas em programas sociais e trabalhistas. 

A seguir vamos trazer as últimas informações sobre o CadÚnico e como deverá funcionar nos próximos meses. Fique ligado e saiba quais são os benefícios que você poderá receber depois de completar sua inscrição. 

Como se INSCREVER no CADASTRO ÚNICO em 2021
Imagem: Divulgação

O que é CadÚnico do Governo Federal

A primeira dúvida é: o que é o Cadastro Único do Governo Federal? Por mais que pareça simples, muitas pessoas ainda não tem ideia de como funciona exatamente esse tipo de sistema oficial. 

O CadÚnico é um tipo de registro que garante que o governo saiba quem são os brasileiros em situação de baixa renda e como vivem essas famílias. A criação do sistema se deu justamente para facilitar os processos de criação dos melhores programas sociais. 

É importante lembrar que o Cadastro Único é gratuito! Ou seja, todas as prefeituras devem operacionalizar as ações sem cobrar nenhuma taxa da população. O mesmo serve para a inscrição em programas sociais. 

Benefícios com Cadastro Único 2021

E afinal, quais são esses benefícios com Cadastro Único 2021? Existe uma lista grande de programas sociais que podem ser acessados através desse sistema. As prefeituras, estados e Governo Federal usam os dados cadastrados justamente para saber se você pode ou não receber. 

De acordo com o site oficial do Gov BR, os principais programas com CadÚnico são:

  • Programa Bolsa Família;
  • Programa Minha Casa, Minha Vida;
  • Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
  • ID Jovem;
  • Carteira do Idoso;
  • Programa Bolsa Verde; entre outros. 

Como se inscrever no CadÚnico 2021

Agora o mais importante é saber como se inscrever no CadÚnico 2021. O primeiro ponto importante é que todos os processos devem ser feitos presencialmente já que, até o momento, não existe outra forma de inscrição. 

A inscrição Cadastro Único pela internet em 2021 ainda não foi confirmada. O que aconteceu foi que o Governo Federal liberou que algumas prefeituras fizessem as atualizações cadastrais por telefone ou sistema eletrônico durante a pandemia, mas essas ações são raras e não acontecem em âmbito nacional. 

Portanto, para fazer a inscrição no Cadastro Único você deve:

  • Verifique o local onde é feita a inscrição na sua cidade;
  • Em geral, é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que possui essas informações ou que faz o cadastro diretamente; a própria prefeitura é outra opção; 
  • Algumas prefeituras exigem agendamento para inscrição no CadÚnico 2021 por isso tente se informar ligando para o CRAS da sua região; 
  • No dia da entrevista do Cadastro Único (inscrição) é necessária a presença apenas de um maior de 16 anos (preferencialmente mulher) para cadastrar a família toda. 

É importante lembrar que só precisa fazer a inscrição quem ainda NÃO é inscrito no sistema. 

Como saber se estou no CadÚnico!

Atualização Cadastro Único 2021

Por fim, quem já está inscrito deve ficar ligado para fazer a atualização no Cadastro Único 2021. Essa é uma recomendação de especialistas principalmente depois de um ano como 2020 que teve uma grande movimentação de programas sociais. 

Muitas pessoas poderão deixar de receber o Bolsa Família por falta de atualização no CadÚnico. É necessário sempre informar se você teve alguém da família começando um novo emprego, algum nascimento na família, mudança de endereço ou qualquer outro evento desse tipo. 

Por isso procure o site do Meu CadÚnico para fazer a atualização do seu cadastro. Confira mais detalhes: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

 

Leia Também