- Publicidade -

Como se candidatar a uma das 353 vagas para professores do Pronatec em 2022: Inscrições online para as modalidades Presencial e EAD

0

A falta de qualificação profissional é um dos principais impedimentos na hora de contratar um jovem. Essa é a justificativa da maior parte das empresas. Muitas vezes, essa ausência de capacitação não é culpa da juventude, mas econômico.

- Publicidade -

Com cursos profissionalizantes com mensalidade elevadas para a maioria dos estudantes, fica inviável se profissionalizar. Geralmente, os brasileiros de até 29 anos sem uma profissão, na sua grande maioria, são de baixa renda.  Já os de classe média conseguem se preparar mais para o mercado de trabalho.

Para dar mais oportunidade aos jovens de baixa renda de se profissionalizarem, o governo federal criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa oferece cursos de educação profissional e tecnológica para os 27 estados da federação.

Todos os cursos são gratuitos e ocorrem em instituições da Rede Federal de Educação Profissional. Além dessas, é possível fazer um dos cursos nas instituições do SENAI, SENAT, SENAC e SENAR.

Mas para preparar os estudantes para o mercado de trabalho é necessário contar com professores e monitores capacitados. É por este motivo que o governo de Alagoas abriu processo seletivo para formação de banco de dados com instrutores e professores.

- Publicidade -

Veja como participar!

Os cursos profissionalizantes são para diversas áreas./Imagem: Gov. Alagoas.

Como se candidatar ao processo seletivo

Os editais foram lançados no dia 11 de janeiro e as inscrições devem ser realizados até o dia 22 de janeiro. O processo seletivo vai ofertar 353 vagas nas modalidades de Ensino de Educação a Distância (EAD) e Presencial.

- Publicidade -

O governo de Alagoas que os selecionados terão o nome incluído no banco de dados de instrutores da educação profissional temporário. As inscrições serão neste site: http://www.sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/

Veja também: Pronatec 2022: Inscrições, Cursos e Vagas – Site Oficial

Quais as áreas ofertadas?

Os profissionais serão selecionados para serem Instrutores de Educação Profissional nos Cursos Técnicos de Formação Inicial e Continuada, que são divididos das seguintes formas:

- Publicidade -

  • BF Novos Caminhos MEDIOTEC (Técnico);
  • BF Novos Caminhos TD (FIC);
  • BF Novos Caminhos Prisional (FIC);
  • BF Novos Caminhos Qualifica Mais Emprega Mais (FIC).

Os selecionados terão direito a uma bolsa-formação, de acordo com a carga horária trabalhada.

Cada candidato poderá fazer até quatro inscrições, uma por modalidade de ensino. Serão utilizados como critérios de seleção: o título e experiência, que somam até 100 pontos.

Cronograma

- Publicidade -

  • Inscrições online – até o dia 22 de janeiro
  • Divulgação do resultado preliminar – até 24 de janeiro
  • Recurso –  25 de janeiro
  • Divulgação das Análises de Recursos – até 29 de janeiro
  • Publicação Final do Banco de Dados – até 31 de janeiro
  • Primeira Convocação, que leva em conta o início das turmas

Veja também: Pronatec 2022: Ministério da Educação publica normas para execução de Bolsa-Formação

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais