Meu cartão do Bolsa Família não chegou: posso usar o do Auxílio Brasil para sacar o benefício?

Milhões de beneficiários estão incertos sobre como funcionará o saque do novo Bolsa Família, tendo em vista a necessidade do cartão do programa.

Como é de conhecimento geral, o Governo Federal é responsável por fornecer suporte social para os cidadãos brasileiros, tendo em vista a população baixa renda do país. Dentre as formas de suporte, portanto, estão os benefícios assistenciais, que fornecem pagamentos mensais àqueles que cumprem os requisitos dos programas.

Atualmente, o novo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está trabalhando na transição do programa de transferência de renda, o Auxílio Brasil, para o antigo Bolsa Família. Neste sentido, após o início dos pagamentos de janeiro, grande parte dos beneficiários estão incertos sobre o pagamento do benefício.

Isso porque, muita gente ainda não conta com o cartão do Bolsa Família, e algumas nem mesmo com o cartão do Auxílio Brasil. Desse modo, vale conferir como funcionará o pagamento do benefício neste mês de janeiro, e como é possível sacar os valores mesmo sem obter o cartão oficial do Bolsa.

Meu cartão do bolsa
Como resgatar o dinheiro / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Não tenho cartão do Bolsa Família, o que fazer?

Antes de mais nada, é preciso entender como funciona o novo benefício, para somente assim conferir as informações acerca do cartão. Primeiramente, vale dizer que, como mencionado, Lula propôs a volta do Bolsa Família, contando com parcelas permanentes de R$ 600.

No entanto, após alguma críticas, Lula acabou aprovando o repasse do Auxílio Brasil para o mês de janeiro, e autorizando que o programa siga até que o Bolsa Família seja totalmente reestruturado. Assim sendo, o repasse deste mês de janeiro ainda será do Auxílio, porém, o benefício já está sendo chamado de novo Bolsa Família.

Agora, portanto, em relação ao cartão, é necessário entender qual a sua importância. Para início de conversa, o governo regido pelo ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), distribuiu apenas 8 mil cartões do Auxílio Brasil. Ou seja, mais de 10 milhões de beneficiários ainda não possuem o item, considerando que, atualmente, cerca de 21 milhões de famílias recebem o benefício.

Desse modo, considerando a falta do cartão, juntamente com a transição entre os programas, o grande medo dos beneficiários é não conseguir sacar o dinheiro disponível em conta. Porém, antecipadamente, vale dizer que o cartão não é essencial.

Veja também: Pagamentos do Bolsa Família COMEÇARAM; veja como sacar

Saque sem cartão

Conseguinte às informações mencionadas, também é necessário informar sobre os novos cartões do Bolsa Família. Melhor dizendo, Lula chegou a mencionar que tende a distribuir novos cartões aos beneficiários, porém, ainda não existe um pronunciamento oficial.

Assim sendo, todos os beneficiários do programa podem sim sacar as parcelas de janeiro, independente de ter ou não um cartão. Além disso, aqueles que já possuem o cartão do Auxílio Brasil, também podem utilizá-lo para o saque do benefício, tendo em vista que a forma de depósito manteve-se a mesma.

Neste sentido, existem duas possibilidades de saque. A primeira, é justamente utilizando o cartão do Auxílio Brasil. Já a segunda, para aqueles que não contam com o item, é através do aplicativo oficial do Caixa Tem (bityli.com/EticWMDJ), disponível para Android e IOS.

Por fim, em caso de algum problema no uso do cartão ou do aplicativo, o beneficiário pode dirigir-se até uma agência física da Caixa Econômica Federal e solicitar o suporte de um servidor.

Veja também: Não recebeu o valor certo no Bolsa Família? Saiba como ser atendido