Como SABER se ESTOU no NOVO CadÚnico: Inscrição DIGITAL Cadastro Único!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como SABER se ESTOU no NOVO CadÚnico – Confira todos os detalhes sobre o Cadastro Único e entenda o formato digital!

Cada vez mais os municípios e governos estaduais estão precisando oferecer novos programas para pessoas que estão passando por dificuldades financeiras e sociais. Muitos desse benefícios exigem inscrição no sistema do Governo Federal, por isso muitos estão perguntando: como saber se estou no novo CadÚnico

Para quem ainda não sabe, o Cadastro Único de Programas Sociais é um sistema que guarda informações de renda e situação social de milhões de brasileiros. Por isso é importante saber se você faz parte ou não. 

A seguir vamos trazer mais detalhes sobre como anda a discussão sobre a digitalização desse sistema. Entenda e saiba se você ou seus familiares já estão cadastrados ou não para receber auxílios do Governo. 

Como SABER se ESTOU no NOVO CadÚnico
Imagem: Divulgação

Cadastro Único Digital

Muitas pessoas já estão falando sobre o Cadastro Único Digital. Isso porque esse tipo de inscrição é uma necessidade para vários programas de benefícios e auxílios de governos municipais, estaduais e Federal. 

Cadastro Único libera 24 Benefícios aos Brasileiros em 2020: Confira todos os Auxílios que você pode receber!

Mas o CadÚnico Digital já é uma realidade? A discussão sobre esse tipo de ação está acontecendo neste momento por parlamentares em vários âmbitos. Isso porque essa pode ser uma saída por conta de serviços essenciais que estão suspensos de forma presencial. 

Uma versão desse tipo, com cadastro online, seria uma forma de evitar fraudes e facilitar a sistematização. Isso é o que defende, por exemplo, a senadora Eliziane Gama. Ela quem propôs o debate desse tipo de serviço para garantir informações mais minuciosas e confiáveis.

Inscrição Digital Cadastro Único

A inscrição digital no Cadastro Único em âmbito nacional ainda poderia ajudar na disponibilidade de dados dos cidadãos. Isso facilitaria no momento de criar e distribuir melhor programas sociais para quem precisa. 

Para entender a necessidade da criação das inscrições no CadÚnico Digital até o mês de abril, o Governo Federal ainda não tinha informações para um quarto da população em situação vulnerável. Isso quer dizer que cerca de 46 milhões de pessoas estavam com CPF cancelado ou com irregularidades diante da justiça, ou seja, estavam “invisíveis” para ajudas governamentais. 

Por isso é importante que o Governo pense em criar e manter um CadÚnico Digital funcionando em todo o Brasil. Por enquanto apenas algumas cidades que estão em situação de emergência estão fazendo esse serviço a distância e isso apenas por telefone. 

O site do Governo Federal sobre o Cadastro Único ainda diz que a inscrição é feita apenas presencialmente nos CRAS e organizações regionais. 

Como saber se estou no CadÚnico

Por fim, muitas pessoas estão fazendo essa pergunta: como saber se estou no CadÚnico? Isso porque vários programas sociais (como cestas básicas, auxílios em dinheiro ou kit alimentação) estão sendo distribuídos apenas para quem faz parte do programa. 

Quem quer saber se está no Cadastro Único possui três caminhos:

  • Telefone: ligue gratuitamente (de telefone fixo) para o número que tira dúvidas sobre o CadÚnico: 0800 707 2003; 
  • Aplicativo CadÚnico: pelas lojas Google Play e Apple Store é possível conferir detalhes sobre seu cadastro; 
  • Site do Cadastro Único: por fim, preenchendo um formulário rápido você pode saber se está inscrito pelo portal oficial (http://www.caixa.gov.br/cadastros/cadastro-unico/Paginas/default.aspx).

Para saber o passo a passo e conferir se você e sua família estão inscritos, acesse: https://pronatec.pro.br/como-saber-se-estou-no-cadunico/

 

Leia Também