Como saber se estou no CadÚnico? Saiba como Identificar se você já possui o nome no Cadastro Único!



Como saber se estou no CadÚnico? – Confira sem sair de casa se você já possui o seu nome no Cadastro Único para receber auxílio do Governo!

Com o auxílio emergencial de R$ 600 confirmados pelo Governo Federal, muitas pessoas estão em dúvida sobre a sua situação. Uma das perguntas mais frequentes ultimamente é: como saber se estou no CadÚnico

O Cadastro Único, para quem não sabe, é o programa do governo responsável por juntar dados de brasileiros e brasileiras em situação mais vulnerável. Acontece que os primeiros a receberem esse auxílio para trabalhadores informais, desempregados e MEIs serão àqueles que já estão no cadastro. 

Confira a seguir mais informações e fique ligado para saber quais são as maneiras de verificar se o seu nome está cadastrado. Saiba como fazer isso e entenda quem poderá receber o benefício. 

Como saber se estou no CadÚnico?
Imagem: Divulgação/Ascom Semas

Consulta Cadastro Único

Primeiramente, você sabe para que serve a consulta Cadastro Único? Essa é a forma mais rápida de saber se você está no banco de dados do Governo Federal para conseguir receber um auxílio emergencial por causa da pandemia do coronavírus. 

Os primeiros a receberem serão os cidadãos que fizeram o seu CadÚnico do Ministério da Cidadania até o último dia 20 de março. Se você não lembra se já fez ou não, fique tranquilo. É possível verificar isso totalmente online, sem precisar se deslocar. 

Se você é um dos interessados no auxílio de 600 reais do Governo, confira a seguir como verificar o seu nome e saber se poderá ou não receber esse valor na primeira leva.

Como Consultar CadÚnico 

Se você ainda não sabe como consultar o CadÚnico, fique ligado: existem três maneiras diferentes. Você pode verificar se está inscrito no Cadastro Único pelo site do Ministério da Cidadania; pelo telefone oficial; ou pelo aplicativo Meu CadÚnico. 

Confira a seguir todos os caminhos para verificar se o seu nome já está no serviço!

Consultar Cadastro Único pelo site:

  • Acesse o site oficial (https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/); caso a plataforma esteja fora do ar ou instável, tenha paciência, isso se deve ao grande número de acessos; 
  • Role a tela para baixo e procure um formulário com informações como ‘Nome completo’, ‘data de nascimento’ e etc. Complete esse formulário; 
  • Depois disso, clique no botão ‘Emitir’ e vai saber se está inscrito no CadÚnico ou não. 

Aplicativo Cadastro Único:

  • Outra opção é você baixar aplicativo Meu CadÚnico (na loja de app do seu celular); 
  •  Depois de baixar, clique em ‘entrar’;
  • Insira as informações do formulário, como solicitado; 
  • Pronto, você já pode saber se está no cadastro ou não. 

Consultar Cadastro Único pelo telefone:

  • Por fim, você pode ligar para o telefone CadÚnico: 0800 707 2003;
  • A ligação é gratuita mas deve ser feita via telefone fixo; 
  • Os horários de atendimento Cadastro Único são: 07h às 19h de segunda a sexta-feira; 10h às 16h nos fins de semana e feriados.

Saiba tudo sobre o Auxílio Mensal de 600 reais do Governo Federal: https://pronatec.pro.br/governo-anuncia-ajuda-mensal-para-brasileiros/

 

Leia Também