Como saber se a empresa está repassando minha contribuição para o INSS? Descubra!
Saiba como sempre se manter informado sobre seu benefício
O trabalhador de carteira assinada é um segurado obrigatório. Ou seja, é responsabilidade exclusiva do empregador fazer a contribuição para a ara o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) todos os meses. Mas mesmo com o registro e descontos mensais, algumas empresas deixam de repassar os valores para a Previdência Social. Logo, o segurado só se dá conta disso quando vai se aposentar ou na hora de requisitar algum benefício.
Por esta razão, é muito importante saber se a empresa está repassando sua contribuição para o órgão responsável. Quer saber como evitar esse transtorno? Então, leia nosso artigo abaixo.

Como saber se a empresa paga minha contribuição ao INSS?
A forma mais simples de descobrir se a empresa está repassando a sua contribuição é realizando uma consulta no aplicativo do Meu INSS ou pelo site do órgão (links no final da matéria). Veja o passo a passo:
- Acesse o aplicativo ou o site da Previdência Social e faça login;
- Caso não possua cadastro, realize clicando na opção “Cadastre-se”;
- No menu principal, clique em “Extrato de Contribuição (CNIS)”.
Logo, você encontrará um documento que mostrará todas as contribuições registradas por seu empregador e se há pendências ou não. Se quiser, poderá consultar esse extrato todos os meses para acompanhar se as contribuições estão em dia.
Outras maneiras de consultar o status das contribuições são através da ligação para o 135 ou diretamente indo a uma agência do INSS com hora marcada. Além disso, você também pode consultar por meio do Internet Banking do Banco do Brasil (BB) ou da Caixa Econômica Federal (CAIXA), mas é necessário ter conta bancária nestas instituições financeiras.
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E se a empresa não depositou o INSS?
Se ao fazer a verificação constar que a empresa não realizou as contribuições, basta abrir um Requerimento Administrativo junto ao INSS e apresentar documentos que comprovem o tempo trabalhado e exercício da função. Os documentos podem ser carteira de trabalho, recibos de pagamento e contracheques.
Como a responsabilidade do pagamento é da empresa, você não pode ser prejudicado pelo erro e o INSS deve verificar e acatar a comprovação do período trabalhado com os documentos citados acima. Mas pode acontecer que o órgão não reconheça esses períodos, então é preciso contratar um advogado especialista em direito previdenciário.
É importante destacar que se esse transtorno só for identificado no momento de pedir algum benefício, então vai acabar atrasando a concessão do mesmo. Como já mencionado, o trabalhador não perde seu direito por conta do erro do empregador, mas até resolver as pendências, a concessão do benefício irá demorar mais. Por isso, o recomendado é acompanhar o extrato CNIS todos os meses.
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