Como REGULARIZAR meu INSS: Contribuições em atraso podem ser quitadas na Previdência Social!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como REGULARIZAR meu INSS – Entenda como funciona a regularização das contribuições em atraso para a Previdência! 

Com um ano tão conturbado como 2020, muitas pessoas encontraram dificuldades em manter a sua organização financeira. Agora muitos querem saber como regularizar o INSS para não ter problemas com o Instituto Nacional do Seguro Social. 

A boa notícia é que é possível pagar as contribuições em atraso sem precisar sair de casa. O site ligado à Previdência Social garante que você possa recolher guias e fazer os pagamentos para manter-se em dia. 

Fique ligado e entenda exatamente como funcionam esses pagamentos e como você pode deixar o seu CPF sem nenhuma pendência. Confira!

Como REGULARIZAR meu INSS
Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Pagar INSS Atrasado Contribuinte Individual

Você sabia que é possível pagar INSS atrasado como contribuinte individual a qualquer momento? Esse “acerto de contas” pode ser feito para todas as contribuições pendentes recentes, garantindo o período na contagem da aposentadoria. 

É importante lembrar, porém, que é necessário comprovar as atividades profissionais mesmo fazendo o pagamento pela internet. O pagamento dos atrasados INSS exigem a prova documental para que o Instituto considere todas as contribuições. 

É importante ficar atento para as regras e não perder dinheiro fazendo uma contribuição errada. A seguir vamos trazer as principais dicas e detalhes para que você pague os atrasados de forma correta. 

Como regularizar INSS atrasado

Então a pergunta que fica é: como regularizar INSS atrasado? Isso depende de qual é a sua situação – se mais recente ou uma pendência antiga. Os contribuintes autônomos podem pagar esses valores em qualquer época em caso de atraso MENOR do que cinco anos. 

Já quem possui um atraso INSS maior do que cinco anos devem agendar um atendimento em uma das agências. Nesse caso é necessário ter em mãos todos os documentos pessoais e recibos do Imposto de Renda (para comprovar renda e atividade profissional). 

Para conferir qual é a sua situação é necessário fazer um cálculo INSS atrasado. Os valores das contribuições pendentes só aparecem no cálculo para aposentadoria depois de quitadas, por isso você deve conferir quais estão em aberto no site. 

Para isso, faça o seguinte:

  • Para calcular atrasados INSS, acesse: http://sal.receita.fazenda.gov.br/;
  • Escolha a opção que vai de acordo com você e faça o cálculo; 
  • Quem possui atrasados com mais de 5 anos deve fazer atendimento em uma das unidades do INSS; 
  • Para agendar atendimento presencial ligue para o número 135. 

Pagamento Atrasado INSS 2020

O pagamento atrasado INSS 2020 já está disponível através do cálculo que é feito no site acima. Os interessados devem procurar regularizar a situação para poder contar com essas contribuições na aposentadoria. 

Quem ainda tem dúvidas pode saber da sua situação diretamente no site do Meu INSS ou pelo aplicativo com o mesmo nome. Acesse com os seus dados e marque atendimento presencial caso seja necessário: https://meu.inss.gov.br/central/

Começo de NOVEMBRO tem SAQUE dos ATRASADOS do INSS: Segurados podem RECEBER a partir da DATA programada!

 

Leia Também