Como PEDIR REATIVAÇÃO do Benefício SUSPENSO: Teve BPC suspenso ou Bolsa Família? Confira no Passo a passo!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como PEDIR REATIVAÇÃO do Benefício SUSPENSO: Entenda como funciona o processo para reativar o Benefício de Prestação Continuada e o Programa de Renda Fixa!

Muitas pessoas estão reclamando agora por ter problemas com o pagamento de seus benefícios. Por isso é importante saber como pedir reativação do Benefício de Prestação Continuada ou do Bolsa Família. 

Esse tipo de processo deve ser feito caso você já tenha cadastro e tenha encontrado problemas nos seus depósitos. Vamos falar um pouco mais de cada situação e trazer detalhes sobre como solicitar a regularização dos seus pagamentos. 

Confira e não fique sem receber os valores na sua conta!

Como PEDIR REATIVAÇÃO do Benefício SUSPENSO
Imagem: Divulgação

BPC Suspenso o que fazer

Estou com o BPC suspenso, o que fazer? Essa está sendo uma das perguntas feitas por beneficiários que estão encontrando problemas no pagamento desses valores que servem como uma espécie de “aposentadoria” para algumas pessoas. 

O Benefício de Prestação Continuada é disponibilizado para segurados que possuem uma renda familiar de até ¼ de salário mínimo por pessoa e que fazem parte do CadÚnico. São beneficiados aqueles com idade de 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. 

O problema é que muitos desses beneficiários estão falando que estão com o BPC bloqueado, suspenso ou cessado. Nesse caso, o próprio Governo Federal divulgou uma maneira de resolver esse problema. 

Como reativar BPC

Agora é possível que você use um passo a passo de como reativar o BPC para voltar a receber os valores. Isso serve, porém, apenas para aqueles beneficiários que pararam de receber os valores até março de 2020. 

Agora o pedido de reativação do pagamento do BPC pode ser feito a partir de desbloqueio. Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) confirmou esse tipo de solicitação que pode ser feita por qualquer beneficiário que parou de receber até o início do ano. 

O passo a passo para desbloqueio do BPC é simples:

  • Acesse o portal MEU INSS (https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/); 
  • Entre com seu login e cadastro e procure a opção do Benefício de Prestação Continuada para desbloquear; 
  • Outra opção: ligue para a Central 135 e fale com um atendente. 

Para o desbloqueio do BPC, reativação do benefício ou pagamento BPC bloqueado os interessados podem procurar todos os canais do INSS acima para regularizar a situação. 

Bolsa Família Bloqueado o que fazer

E o que fazer com Bolsa Família bloqueado? Essa é outra reclamação que está aparecendo constantemente por parte de beneficiários. Mas nesse caso é necessário entender que existe muitas vezes uma confusão. 

O último pente fino do Ministério da Cidadania acabou bloqueando o Auxílio Emergencial de muitos beneficiários do Bolsa Família. Nesse caso, portanto, o Governo entendeu que os trabalhadores não podem mais receber o benefício emergencial, mas o Bolsa Família NÃO pode ser bloqueado. 

Uma definição da Justiça garante que não haja bloqueio do programa de renda fixa durante a pandemia. Por isso, se esse é o seu caso, você deve fazer uma consulta pelo site do Dataprev (https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/) para conferir a sua situação. 

Se o problema é realmente com o bloqueio do Bolsa Família, é necessário que você entre em contato com uma unidade de Centro de Assistência Social (CRAS) para tentar mudar o seu cadastro e fazer atualização. 

BOLSA FAMÍLIA Décimo Terceiro: Pagamento de Novembro, Bloqueios e Mais Informações

 

Leia Também