Como pedir a certificação do Encceja? Passo a Passo

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como pedir a certificação do Encceja? – Quem já fez ou vai fazer a prova precisa saber exatamente como funciona o processo de solicitação do certificado de Ensino Médio ou Ensino Fundamental

Com todas as mudanças do mercado de trabalho brasileiro é importante ficar atento para melhorar o seu currículo rapidamente. Por isso é importante procurar a principal prova do país para terminar os estudos e também saber como pedir a certificação do Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é a forma mais rápida de finalizar sua educação hoje em dia. Por isso milhões de pessoas procuram a prova e garantem um diploma enviado diretamente pelo Ministério da Educação (MEC). 

A seguir vamos falar mais sobre esse processo para obter o documento. Entenda e saiba como funciona em várias regiões do Brasil. Fique ligado para conseguir mudar seu futuro profissional. 

Como pedir a certificação do Encceja?
Imagem: Divulgação

Certificado do Encceja pelo MEC 

A primeira informação relevante é saber que o diploma da prova é um certificado do Encceja pelo MEC. Ou seja, ao contrário de outros tipos de supletivos, esse documento é válido em todo o Brasil já que é enviado pelo próprio Ministério da Educação. 

Para quem ainda não conhece, essa prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acontece anualmente. Uma vez por ano, milhões de pessoas fazem os exames para tentar terminar os estudos com uma prova. 

Quem consegue as notas mínimas pode contar com dois tipos de certificação diferente:

  • Declaração Parcial de Proficiência Encceja: voltada para quem conseguiu nota mínima em uma ou mais disciplinas (mas não em todas); 
  • Certificado de Conclusão Encceja: para quem conseguiu as notas mínimas em todas as provas e na redação. 

Mas é importante saber que a forma de certificação muda de acordo com a região. Explicamos melhor a seguir. 

Como solicitar Certificado Encceja

Mas então como solicitar o certificado do Encceja? Na última edição houveram diferentes formas de distribuição dos documentos. Duas delas são as principais: pré-solicitação online ou presencialmente nas unidades certificadoras. 

Os responsáveis pela certificação do Exame Nacional são as Secretarias de Educação Regionais e os Institutos Federais (IFs), em algumas regiões. Na maioria dos casos é possível fazer a solicitação do certificado do Encceja pela internet e depois apenas retirar o documento presencialmente. 

Em São Paulo, por exemplo, é possível entrar em um site que valida o candidato para solicitar o documento e depois fazer a retirada diretamente em uma unidade de certificação. Os estudantes devem fazer o seguinte:

  • Acessar o site de validação (http://portalnet.educacao.sp.gov.br/paginas/Cesu.Pages/Cadastros/ValidarCandidato.aspx)
  • Escolher a modalidade do Encceja que fez (EF = Ensino Fundamental; EM = Ensino Médio); 
  • Adicionar o número de CPF e clicar no botão ‘Pesquisar’. 

Já em outras regiões é necessário ir até uma unidade do Instituto Federal ou ligar antecipadamente para saber como funciona a certificação no seu caso. 

Quem pode solicitar Certificado do Encceja

Por fim, quem pode solicitar o certificado do Encceja são as pessoas que conseguiram obter as notas mínimas. É necessário que as notas estejam também de acordo com todos os outros pré-requisitos específicos. 

Para conseguir o certificado do Encceja é necessário:

  • Atingir nota mínima de 100 (cem) pontos – do total de 200 – em cada uma das áreas de conhecimento; 
  • Alcançar nota mínima de 5 pontos na redação;
  • Ter idade mínima de 15 (quinze) anos completos na data de realização do Exame para o Ensino Fundamental; idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data de realização do Exame para o Ensino Médio.

Os detalhes sobre o Encceja 2020 podem ser conferidos diretamente no site: https://pronatec.pro.br/inscricoes-do-encceja-2020-ja-estao-abertas/

 

Leia Também