Como participar da Lista de Espera Sisu 2018

Como participar da Lista de Espera Sisu 2018 – Confira todas as informações necessárias para participar da Lista de Espera do Sisu 2018!

Como participar da Lista de Espera Sisu 2018 – Saiba como buscar uma das oportunidades através da Lista de Espera do Sisu! São milhares de oportunidades para quem não passou na chamada regular.

Ainda não sabe como participar da Lista de Espera Sisu 2018? O Ministério da Educação (MEC) já lançou todas as informações sobre um dos principais programas para quem quer buscar uma vaga em instituição pública de ensino superior.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é responsável por reunir vagas de graduação em universidades estaduais e federais públicas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Sabendo disso, selecionamos mais informações para quem irá candidatar-se e para quem quer participar da lista de espera do programa – que oferece as vagas que ficaram em aberto depois da primeira chamada. Confira!

Como participar da Lista de Espera Sisu 2018
Foto: Divulgação

Inscrições Sisu 2018

Inscrições Sisu 2018
Foto: Divulgação

As inscrições Sisu 2018 já estão com datas definidas, de acordo com divulgação oficial. O período para quem quer inscrever-se começa no dia 29 de janeiro e vão até o dia 1º de fevereiro – no horário de Brasília.

As divulgações das notas do Enem, que serão usadas no processo de seleção do Sisu, estão marcadas para acontecerem no dia 19 de janeiro de 2018. Os candidatos devem usar isso para buscar uma das vagas em universidades públicas de todo o país.

São um total de 130 instituições no Brasil que já fazem parte do Sisu (30 delas estaduais e 100 federais). Serão um total de 239.601 vagas no Sisu.

Como funciona a Lista de Espera Sisu

Mas afinal, como funciona a Lista de Espera Sisu? Para participar do Sistema de Seleção Unificada é necessário, antes de qualquer coisa, ter participado do Enem 2017 e garantido uma nota acima de zero na redação.

Como funciona a Lista de Espera Sisu
Foto: Divulgação

Todos os interessados poderão inscrever-se em até duas vagas, sempre deixando clara a ordem de preferência e o turno que pretende estudar. Os interessados também irão escolher qual modalidade irão buscar – ampla concorrência ou ações afirmativas (critérios raciais ou sociais).

Para fazer a inscrição Lista de Espera Sisu você deve acessar o site oficial do programa (em anexo no fim do texto) entre os dias 2 e 16 de fevereiro de 2018; depois disso, clique na opção equivalente a ‘Tenho interesse’ na sua primeira opção de curso do Sisu. Pronto! Você estará concorrendo a lista de espera relacionada a sua escolha.

É importante lembrar que todos os interessados poderão inscrever-se na lista de espera apenas para a primeira opção – sendo a segunda opção descartada automaticamente. Essas convocações acontecerão pelas próprias universidades participantes, em calendário definidos por elas.

Todos os candidatos devem acompanhar os prazos definidos.

Para saber mais acesse o Passo a passo das Inscrições do Sisu 2018!

 

Leia Também