Como obter sua ID Estudantil? Confira o passo a passo!

Você já sabe como fazer a sua carteirinha estudantil gratuita? Confira todos os detalhes!

A vida de estudante não é nada fácil. Muitas vezes é difícil manter as contas em dia e por isso todas as ajudas com descontos são bem-vindas. A ID Estudantil surge justamente como uma ótima opção neste sentido!

Para quem ainda não ouviu falar, o Governo Federal resolveu lançar um documento que servirá para estudantes de todo o país. Gratuitamente você poderá ter sua Identidade Estudantil e conseguir pagar meia entrada em shows bem como eventos culturais variados. 

A seguir vamos trazer mais informações para quem quer obter a sua carteira. Confira e saiba todos os detalhes sobre o documento gratuito para estudantes de todos os níveis. Fique atento!

Como obter sua ID Estudantil? Confira o passo a passo!

Aplicativo ID Estudantil

Você conheceu o aplicativo ID Estudantil? Essa é uma das maiores novidades do Ministério da Educação (MEC) para a área da educação neste ano. Foi lançado oficialmente esse documento que poderá fazer muita diferença na vida de estudantes de todo o Brasil. 

Isso acontece porque a carteirinha estudantil do MEC é totalmente gratuita. Todos os alunos de nível básico, tecnológico ou superior podem obter a sua identidade. Para isso é necessário apenas que a instituição que ele faz parte esteja cadastrada. 

Outra grande vantagem de acordo com especialistas é o fato de que a ID Estudantil é totalmente digital. Você pode usar um smartphone para fazer todo o processo de cadastramento e não precisará ter gastos com carteiras físicas. 

Como Fazer ID Estudantil

Finalmente, como fazer o ID Estudantil? Essa é uma dúvida que está surgindo por parte de quem quer obter seu documento. Existem diversas maneiras de fazer o cadastro no aplicativo, depende da sua situação. 

Confira a seguir os cenários e os diferentes passos a passos para o download do app ID Estudantil:

Como emitir ID Estudantil para quem já possui CNH:

  1. Baixe o aplicativo na sua loja oficial (Apple Store ou Google Play); 
  2. Acesse sua conta diretamente com os dados criados no cadastro do gov.br;
  3. Na página do Governo clique em ‘adicionar’ para inserir sua Identidade Estudantil; 
  4. Leia e aceite os termos e condições; 
  5. Por fim, toque em ‘Tirar Fotografia’ e faça sua validação biométrica facial; Pronto!

Como emitir ID Estudantil para quem NÃO possui CNH:

  1. Siga todos os passos acima até o passo 5; 
  2. Se você não possuir CNH será necessário fazer uma foto de seu RG (da frente e do verso).

Por fim, se você quer baixar ID Estudantil para menor de idade ou você é um pai ou responsável, confira no site oficial. Lá estão disponíveis detalhes sobre como fazer o download e o cadastro:

http://idestudantil.mec.gov.br/como-obter-sua-id-estudantil

 

Leia Também