Como Obter o Título de Eleitor

Como Obter o Título de Eleitor – Veja como conseguir seu Título de Eleitor, físico ou o digital!

Como Obter o Título de Eleitor – Veja como regularizar sua situação com o tribunal Superior Eleitoral!

Para conquistar o título de Eleitor, o procedimento é muito simples. A pessoas deve comparecer a uma das milhares de unidades de atendimento da Justiça Eleitoral em sua cidade para fazer a inscrição eleitoral e obter seu o seu título de eleitor.

Os documentos que são preciso para requerer o Título, são: carteira de trabalho, RG ou certidão de nascimento ou de casamento; comprovante de residência atual, e certificado de reservista (documento de quitação militar no caso do sexo masculino e ser maior de 18 anos). Se o cidadão apresentar seu passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai exigir um complemento adicional de documentos para completar os dados necessários para a emissão do título.

Em anos eleitorais, a solicitação do documento deve acontecer até 151 dias antes do pleito eleitoral. Em ano não eleitoral, o documento pode ser obtido em qualquer época do ano. Não é possível procuração para retirar o título.

Em caso do eleitor ter perdido ou extraviado o seu título, ele pode solicitar uma segunda via do documentos também de forma gratuita. para pedir a segunda via, a pessoas deve se dirigir ao cartório eleitoral da sua cidade, portanto os documento de identidade.

Como Obter o Título de Eleitor
Foto: Divulgação

Regularizar a situação eleitoral

Regularizar a situação eleitoral
Foto: Divulgação

Para Regularizar a situação eleitoral é muito simples, o cidadão deve digitar o nome completo e sua data de nascimento diretamente no lugar reservado para essa finalidade no Portal do TSE. (http://www.tse.jus.br/).

Se a situação do eleitor não estiver regular, é porque ele ficou três processos eleitorais sem votar e também não justificou sua ausência às urnas. Vale lembrar que cada turno de um pleito vale uma eleição, para efeito dessa contagem. O eleitor irregular deve procurar o cartório eleitoral mais próximo até 151 dias antes das eleições para regularizar sua situação.

Título de Eleitor Online

Foto: Divulgação

Caso, depois que o eleitor conferir sua situação eleitoral, e ela estiver regular, mas mesmo assim ele não tiver encontrado seu título de eleitor, é possível obter a versão do Título de Eleitor Online, esta versão digital também pode ser apresentada na hora da votação. Basta o cidadão localizar o app “e-Título” no seu Smartphone, e colocar suas informações para possuir a versão eletrônica do título.

Se a pessoa já tiver feito o recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, a versão do e-Título irá vir com a foto do eleitor, o que facilita ainda mais a identificação na horo do voto. Caso ele ainda não tenha feito a biometria a versão será baixada sem foto, o que obriga o eleitor e levar um documento com foto para se identificar no dia da votação.

Prazo para tirar o título de eleitor 2018

Prazo para tirar o título de eleitor 2018
Foto: Divulgação

Como já foi citado acima, a pessoa possui até 151 dias antes do pleito eleitoral para obter seu título de eleitor. ou seja, o Prazo para tirar o título de eleitor 2018 já terminou, caso você já tenha o título mas o perdeu, é só se dirigir ao TJE da sua cidade e fazer o pedido da sua segunda via, levando sua carteira de identidade.

Para maiores informações visite o site da Justiça Eleitoral: http://www.tse.jus.br/

Veja como possuir um Título Eleitoral Digital!

 

Leia Também