Veja como obter o CERTIFICADO do Encceja 2022: passo a passo

O Encceja é uma prova que ajuda os interessados em terminarem a educação básica a completarem os estudos. Saiba mais!

Nesta quinta-feira (22/12), saíram os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Agora, os candidatos que participaram da prova já podem ter acesso ao certificado de conclusão, que pode ser utilizado para diversos objetivos, incluindo entrar em universidades.

Quer saber mais sobre a prova e como conseguir o certificado? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o assunto!

Veja como consultar os resultados do Encceja e aproveitar para ter acesso ao certificado de conclusão da prova facilmente!
Veja como consultar os resultados do Encceja e aproveitar para ter acesso ao certificado de conclusão da prova facilmente! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Resultados do Encceja já estão disponíveis

As provas do Encceja aconteceram no dia 28 de agosto de 2022 e cerca de 547 mil pessoas participaram em todo o Brasil. basicamente, o exame serve para que adultos e jovens que não terminaram o ensino médio tenham acesso ao diploma para que possam finalmente ter a conclusão ou entrar em uma universidade, se assim desejarem.

Por sua vez, o certificado é emitido pelas secretarias estaduais de educação, bem como por alguns Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). No primeiro caso, a emissão ocorre através dos diplomas completos, além de declarações parciais para aqueles que fizeram provas relativas aos ensinos fundamental e médio. Já no segundo, há apenas a emissão dos certificados de ensino médio.

Veja também: Resultado do Encceja 2022 sai HOJE: aprenda a CONSULTAR

Como ter acesso ao certificado da prova?

Para ter acesso ao certificado da prova, seja ele referente ao ensino básico ou ao ensino médio, basta acessar a página oficial de cadastro no exame (https://bityli.com/vBVvfO), informando a senha cadastrada e o CPF, e conferir se você atingiu a nota mínima exigida para passar.

Isso porque a emissão do certificado só será possível caso o candidato tenha atingido pelo menos 100 pontos em cada uma das disciplinas e ao menos 5 pontos na redação. Aqueles que obtiveram uma pontuação inferior podem solicitar a emissão do certificado parcial e devem realizar novamente as provas, mas somente relativas às disciplinas em que não atingiram a pontuação mínima. Dito isso, para solicitar o documento é necessário apresentar:

  • RG (cópia e original);
  • CPF (cópia e original);
  • Boletim, que também pode ser conferido na página em que é exibida a pontuação.

Depois de separar todos os documentos, os candidatos devem procurar a instituição que escolheram para prestar a prova no momento da inscrição no Encceja. Antes de comparecer ao local, é recomendado entrar em contato por telefone para conferir os horários em que as instituições estão funcionando e conferir se as unidades possuem emissão de certificação online.

Fora isso, também é bom saber que há um prazo determinado para a emissão do certificado, que deve ser visto juntamente à instituição que aplicou a prova. Normalmente, esse prazo pode variar entre 60 e 45 dias após a realização do exame.

Para que o certificado serve?

Basicamente, o certificado do Encceja possui o mesmo valor que qualquer pessoa adquire ao terminar o ensino médio regularmente, de forma que podem ter acesso posteriormente a cargos profissionais ou mesmo continuar os estudos. Por exemplo, com ele é possível até mesmo se matricular no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para entrar em universidades depois.

Veja também: Como entrar na faculdade tendo feito o Encceja 2022? Quais os requisitos?