Como Justificar Ausência no Encceja em 2019 – Fiz minha inscrição no Exame e não vou conseguir comparecer…

Como Justificar Ausência no Encceja em 2019 – Fiz minha inscrição no Exame, porém não vou conseguir comparecer, vou ter que pagar alguma taxa? 

Se você faltou na última edição, mas quer participar da prova deste ano fique atento! Saiba quais são os documentos necessários para fazer a justificativa e confira todos os detalhes para não precisar pagar nenhuma taxa de participação!

Como Justificar Ausência no Encceja – Existem muitas maneiras de qualificar o seu currículo e a principal delas para milhares de pessoas é começando pelo básico: terminar os estudos.

Por isso o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, está sendo tão procurado. A prova que acontece em todo o Brasil, porém, contava com uma alta taxa de desistência o que significa um gasto desnecessário para o Governo na impressão de provas.

Como Justificar Ausência no Encceja em 2019

Confira a seguir quais foram as medidas adotadas para que isso não aconteça e saiba mais sobre a justificativa de ausência. Fique atento para não perder a prova e conseguir terminar a sua educação básica com apenas uma prova.

Justificativa Encceja

Encceja 2019
Foto: Divulgação

Muitas pessoas estão com dúvidas sobre a Justificativa Encceja. Isso porque algumas mudanças nas regras estão exigindo que os estudantes façam essa ação para conseguir fazer as provas sem pagar nenhuma taxa.

Mas esse é o caso apenas de quem se inscreveu na edição de 2018 e não compareceu no dia da aplicação das provas. De acordo com o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o edital passado já lançou que todos os candidatos que não fizessem as provas deveriam justificar o motivo da ausência no sistema de inscrição.

Essa justificativa de falta Encceja deve acontecer ou então o estudante deve pagar um valor por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) para fazer a prova em 2019. O valor ainda não foi informado.

Justificativa Ausência do Encceja Documentos

Mas então quais são os documentos para justificativa de ausência do Encceja? Essa é uma outra questão que está sendo abordada e que já foi lançado pelo Inep no edital de 2018. Os candidatos interessados devem apresentar:

  • Documento judicial;
  • Boletim de Ocorrência (B.O.) que comprove e justifique a ausência no dia da aplicação das provas;
  • Atestado médico;
  • Certidão Pública.

Não será aceita uma declaração feita pelo próprio participante por pais ou responsáveis.

Como fazer a Justificativa Encceja

Mas e como fazer a Justificativa Encceja? De acordo com o site do exame, o edital oficial deverá ser lançado ainda em abril e deverá trazer todos os detalhes. É possível saber, por enquanto, que essa ação deve acontecer online.

Ou seja, a justificativa do Encceja deve acontecer na Página do Participante no momento da inscrição. As inscrições para a prova continuam na mesma data: entre os dias 20 e 31 de maio.

Fique atento para o edital e para novas informações sobre o período de justificativa de ausência que será lançado em breve.

 

Leia Também