Como iniciar na carreira de TI: Confira DICAS essenciais para aqueles que querem iniciar na área de TI!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Como iniciar na carreira de TI: Fique por dentro das melhores dicas que vão servir como ajuda para os Brasileiros que pretendem começar uma carreira na área de TI!

Se busca diferentes exemplos de perfil profissional e quer atuar em uma área em profunda expansão e com muitas vagas no Brasil, então precisa aprender como iniciar na carreira de TI. Afinal, a área de tecnologia da informação tem uma grande variedade de cargos a exercer e uma importância social que só cresce no Brasil e em outros países do mundo.

Para se ter uma noção, só no Brasil, o mercado cresceu 2,5% em 2020, um crescimento acima da média do mercado mundial. Portanto, é uma área com muito crescimento e com muitas oportunidades para quem quer entrar nela. Por isso, se você quer estabilidade na sua profissão, então precisa conhecer as oportunidades do setor de TI para não se preocupar com o desemprego tão cedo.

Para isso, entretanto, é importante saber como iniciar na carreira de TI. Quer ver algumas dicas que vão ajudar? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como iniciar na carreira de TI
Imagem: Arquivo/UPF

Como iniciar na carreira de TI em 6 passos

1. Escolha uma área

Um dos pontos mais interessantes para quem quer iniciar na área de TI é entender que existem vários subsegmentos dentro desse setor maior. Por exemplo, é possível trabalhar com programação de sites e de aplicativos, mas também com redes de computadores, com análise de dados e muito mais.

Por isso, o primeiro passo é analisar quais das áreas dentro da carreira de TI mais agradam ao seu perfil e então começar a se dedicar a elas. Para fazer a decisão, é importante considerar alguns detalhes básicos como a empregabilidade da área e a dificuldade de começar, mas também considerar pontos vitais como a sua preferência pelo segmento.

Por exemplo, a área de desenvolvimento de jogos no Brasil tem poucas vagas, mas costuma ser a mais recompensadora para os profissionais. Não por questões financeiras, mas por preferência pessoal. O desenvolvimento de sites e apps é a área com mais vagas, enquanto a análise de dados costuma ter os maiores salários, mas a maior dificuldade para iniciar.

2. Comece a estudar

Depois de escolher um segmento, é hora de começar a estudá-lo. Uma das vantagens de entrar na área de TI é que existem muitos tipos diferentes de formas de estudar. Você pode ir para a faculdade? Sim, claro. Mas não precisa. Pode estudar com cursos online? Com certeza. Pode fazer um curso presencial? Sim. E estudar por conta própria? Também pode.

O mais recomendado é fazer um ‘roadmap’ com as habilidades necessárias para atuar na área que você deseja. Esse planejamento deve incluir um percurso para que você vá do ponto 0 (ou seja, sem saber nada) até o ponto máximo, em que você domina todos os requisitos básicos para trabalhar na área.

3. Faça projetos práticos

Enquanto estiver estudando, faça projetos práticos dentro do seu segmento. Isso é essencial não só para colocar o seu conhecimento em prática, mas também para construir um portfólio para futuros empregadores. Quanto mais você fizter, mais fácil será de conseguir uma vaga profissional no futuro.

4. Improve seu inglês

Trabalhar na área de TI, hoje, é trabalhar com vários conteúdos em inglês e, em muitos casos, com times localizados em outros países. Por isso, é importante dominar o idioma para poder usá-lo em conversação mais fluentemente e ter mais destaque no segmento.

5. Ajude outros a estudar

Uma ideia que torna mais fácil o seu próprio estudo é tentar ensinar alguém o que você está estudando. Muitos professores sugerem, por exemplo, ter um “patinho de borracha” para explicar para ele os assuntos que você está aprendendo, já que explicar para alguém algo ativa os gatilhos corretos no cérebro para fixar a informação na mente.

No entanto, você não precisa fazer um exercício abstrato. Basta entrar em fóruns de ajuda de desenvolvedores e profissionais da área e ver os tópicos de ajuda. Tente encontrar soluções para os problemas dos outros e tente explicar como chegou à resposta correta. Isso ajudará a dominar o assunto.

6. Veja o que as vagas da área pedem

Por fim, uma dica básica para guiar os seus estudos e iniciar na carreira de TI é olhar o que as vagas na área pedem. Por exemplo, quais são as linguagens exigidas? Quais são as ferramentas que você deve dominar? Saber o que o mercado pede é importante para direcionar o seu estudo e preparo. Além disso, vai ajudar a dar uma espécie de gamificação para o seu preparo. Você poderá organizar seu avanço em “estágios” ou “fases”, o que torna mais fácil de engajar nessa tarefa.

Pronto! Agora que você já sabe como iniciar na carreira de TI, o próximo passo é decidir o que você quer fazer dentro do setor e então começar a planejar o seu progresso. Lembre-se de que é importante não só obter conhecimento teórico, como também desenvolver um portfólio prático para mostrar sua capacidade.

E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

 

Leia Também