- Publicidade -

Saiba como identificar um comprovante Pix FALSO; atente-se aos golpes!

Usuários do Pix devem ficar atentos para não acreditar em falsos comprovantes.

0

Conforme o tempo passa, mais os humanos vão encontrando formas de facilitar todos os serviços de suas vidas. As maneiras de se comunicar ficam mais dinâmicas, os transportes mais rápidos e a vida financeira mais simples. 

- Publicidade -

Atualmente, um dos maiores exemplos das novidades do mundo financeiro é a nova ferramenta criada pelo Banco Central. O Pix é uma espécie de transferência bancária que oferece a oportunidade do dinheiro passar de uma conta para outra de maneira automática. 

Saiba como identificar um comprovante Pix FALSO; atente-se aos golpes!
Saiba como evitar o golpe do Pix falso – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Cuidados com o Pix

Hoje, tudo o que está relacionado com a internet deve ser bastante observado, pois assim como a tecnologia evolui, os criminosos também se atualizam no momento de cometer crimes. Por isso, todos os tipos de pagamento online acabam correndo riscos. Com o Pix não é diferente. 

- Publicidade -

Assim, um dos maiores golpes no dia de hoje são os falsos comprovantes de envios por Pix. Independente se a pessoa está realizando o pagamento pelo serviço na frente do recebedor ou a distância, é muito importante ficar atento a esse documento tão importante. 

Porém, a tentativa de enganar quem realmente pagou não é de agora. Esse processo enviando comprovantes falsos existe desde o início do sistema bancário. A diferença é que antes os criminosos tentam realizar depósitos utilizando envelopes vários e colocando-os nos caixas eletrônicos. 

Assim, as vítimas acabam percebendo o problema apenas quando é tarde demais, o que pode ocorrer com aqueles que recebem por Pix nos dias de hoje. 

Saiba mais: Pagamentos via Pix devem entrar no IMPOSTO DE RENDA? Entenda!

- Publicidade -

Como identificar o Pix falso?

Identificar um comprovante falso de Pix realizado é bem simples, uma vez que os bancos costumam ter uma interface que busca não criar dúvidas nesse processo. Porém, é sempre bom ficar atento a alguns detalhes para evitar perder dinheiro. 

O primeiro passo para observar um possível Pix falso é conferir o extrato bancário. Assim, a pessoa que recebe o pagamento deve conferir no mesmo momento se a transferência caiu em sua conta. 

Isso porque o sistema criado pelo Banco Central é imediato. Logo, os valores enviados pelo pagador chegam no mesmo instante na conta da pessoa que irá receber. 

- Publicidade -

Dessa maneira, se por algum motivo o recebedor tiver acesso a um comprovante mas não conseguir observar o dinheiro disponível na conta, é importante que a entrega do produto não seja realizada. Em caso de serviços já vendidos, vale chamar uma viatura de polícia para resolver o ocorrido.

Outra dica é não acreditar em possíveis desculpas dadas pela pessoa como problema de indisponibilidade do Banco Central. Assim como a empresa explica, o valor do Pix é enviado na mesma hora, logo, não existe nenhuma falha por parte da instituição que possa causar o atraso do pagamento. 

Se o processo de repasse for acompanhado pelo recebedor e mesmo assim os valores não acabarem, a pessoa deverá entrar em contato com seu banco para que seja resolvido no mesmo momento. Não realize a finalização do serviço até o pagamento ser realizado. 

Além disso, também é de extrema importância ficar vigilante com alguns detalhes para não receber comprovantes falsos. Sempre que receber um exemplar confira a data em que o repasse foi realizado e também o nome de quem pagou e de quem recebeu  

- Publicidade -

Por fim, alterações dos tipos mais grosseiros como formatos da letra, tamanho e fontes diferentes também podem indicar um possível golpe, mostrando que o comprovante pode ter sido alterado. Na dúvida, a melhor saída é sempre checar a conta bancária para observar se o valor realmente caiu. 

Veja também: Banco Central comunica vazamento de MILHARES de chaves Pix: outros dados também foram expostos, confira

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais