Como funcionam as cotas para o Prouni? Você pode concorrer? Saiba aqui!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Confira a seguir todas as informações que precisa saber sobre as cotas no Programa Universidade para Todos!

Você já ouviu falar sobre o Programa Universidade para Todos (Prouni)? Esse é um dos programas mais reconhecidos do país para quem quer uma vaga no Ensino Superior. Através dessa ação é possível estudar sem precisar lidar com altas mensalidades. 

Muitas pessoas, além de procurar esse programa, querem saber como funcionam as cotas para o Prouni. Isso porque existem modalidades diferentes do programa com ampla concorrência ou com ações afirmativas diversas. 

Confira a seguir mais detalhes sobre essas últimas opções. Saiba como mudar definitivamente sua vida profissional depois de conseguir uma vaga em um curso de graduação sem precisar pagar altas mensalidades. 

Como funcionam as cotas para o Prouni?
Foto: Divulgação

Cotas Prouni 2020

Primeiramente, como são as Cotas do Prouni 2020? Esse é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004, implementado em 2005 no início do mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva. 

A partir do Programa Universidade para Todos são reservadas diversas vagas de cotas. Uma porcentagem delas é voltada apenas para pessoas com deficiência bem como para autodeclarados indígenas, pretos ou pardos. 

O número de vagas por cotas no Prouni está sempre de acordo com cada região do país – usando os números do IBGE. A ideia dessa política pública é justamente garantir o acesso ao ensino superior de acordo com os princípios de igualdade. 

Requisitos para Entrar no Prouni 

Existem todos os anos algumas requisitos para entrar no Prouni que são válidos para todos os candidatos. É necessário respeitar essa lista de condições para conseguir uma das vagas sem ter problemas. 

Os pré-requisitos do Prouni 2020 são:

  • Ter concluído Ensino Médio em escola pública ou escola privada na condição de bolsista integral;
  • Ter concluído o Ensino Médio parcialmente na escola pública e os todos os outros anos em escola particular com bolsa integral;
  • Para bolsas integrais do Prouni (100%): necessário ter uma renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Para bolsa parcial do Prouni (50%): renda mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa;
  • É necessário também ter participado do Enem e obtido nota média mínima de 450 pontos – sem ter zerado a redação.

Esses requisitos são voltados para ampla concorrência. Candidatos com alguma deficiência ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas devem se candidatar para as vagas do Prouni por cotas.

A cota racial Prouni é uma das mais procuradas e é importante justamente por ampliar o acesso ao ensino superior.Ainda existe muita desigualdade racial e social em todas as regiões do país e por isso a promoção de condições de igualdade é importante. 

Renda Bruta Mensal Prouni

Muito se fala da Renda Bruta Mensal Prouni. Não é nenhuma novidade que os cálculos para quem vai conseguir alguma das bolsas é feito justamente de acordo com a renda. Isso garante que as pessoas que precisam realmente de ajuda, consigam os benefícios.

Mas o que é renda bruta mensal? Primeiramente, é necessário apontar que esse cálculo é sempre feito de acordo com o grupo familiar do candidato. Essa é a unidade usada a partir de uma ou mais pessoas que contribuem com o rendimento e as despesas por uma unidade familiar inteira. Isto é, todas as pessoas que dividem o teto com você e/ou contribuem financeiramente na sua casa.

Como calcular Renda Bruta Mensal Prouni

Finalmente, como calcular a Renda Bruta Mensal? Essa conta é muito mais fácil do que parece. Você pode fazer ela tranquilamente desde que tenha dados de quem faz parte do seu grupo familair.

O cálculo de renda bruta mensal Prouni nada mais é do que:

  • Primeiro, a soma da renda bruta por mês de todos os componentes da família (que fazem parte do grupo);
  • Esse valor total dividido pelo número de pessoas que fazem parte do grupo.

Se o valor for de até um salário mínimo e meio, você pode buscar a bolsa de 100%. Caso o resultado seja maior do que um salário mínimo e meio mas menor ou igual a três salários mínimos, você pode concorrer a uma bolsa de 50%.

Sistema de Cotas Prouni

O sistema de cotas do Prouni não é, como muitas pessoas pensam, um programa de acesso fácil. Como todas as outras ações de ingresso no Ensino Superior, as vagas devem ser conquistas pelos alunos com maior nota no Enem. 

Ou seja, os candidatos recebem a vantagem apenas de estudar de concorrer com estudantes que também querem a mesma vaga na mesma instituição e na mesma modalidade. A nota de corte é baseada sempre na média dos inscritos. 

Os candidatos devem ficar atentos para conseguir as inscrições no Prouni por cotas já que o prazo de inscrição é o mesmo que de ampla concorrência.

 

Leia Também