Como Funciona o Trabalho Temporário no fim de ano

Como Funciona o Trabalho Temporário no fim de ano – Confira todos os detalhes e descubra como realmente funcionará o Trabalho temporário no fim do ano!

Como Funciona o Trabalho Temporário no fim de ano – Saiba todos os detalhes sobre qual é o funcionamento legal do Trabalho Temporário que ajuda milhares de brasileiros a ter um rendimento extra nesse período do ano!

Milhares de pessoas em todos os estados brasileiros usam o período do fim do ano para garantir um dinheirinho extra aproveitando as vagas de trabalho temporário que surgem em empresas de todos os portes e tamanhos.

É importante lembrar, porém, que esse tipo de oportunidade possui suas especificidades e não precisa ser feito de maneira informal já que é possível ter carteira assinada por um período menor e ter todos os seus direitos previstos por lei.

Sabendo disso, selecionamos mais informações para quem quer saber tudo sobre como funciona o trabalho temporário. Confira as principais informações e tire suas dúvidas sobre essa forma de atuação.

Como Funciona o Trabalho Temporário no fim de ano
Foto: Reinaldo Canato

Trabalho Temporário Lei

Trabalho Temporário Lei
Foto: Divulgação

Muitas pessoas pesquisam sobre a lei do Trabalho Temporário, como ficou popularmente conhecida. Na verdade, a Lei 6.019/74 é aquela responsável por disciplinar e regulamentar a prática de trabalho temporário no âmbito urbano. É uma exceção à regra normal, firmada com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O contrato de trabalho temporário é diferente dos outros no seu funcionamento já que oferece um prazo certo de duração. Esse tipo de documento é firmado, geralmente, em épocas sazonais (dia das mães, Natal, dia dos namorados, Páscoa, entre outros). Esse tipo de contratação é regido também por normas legais e o empregador precisa cumprir as exigências.

Então quer dizer que trabalho temporário assina carteira? Sim, exatamente. O empregado desse tipo de situação possui registro na carteira de trabalho e possui descontos na folha de pagamento como qualquer outro trabalhador efetivo.

Trabalho Temporário Reforma Trabalhista

Trabalho Temporário Reforma Trabalhista
Foto: Divulgação

O que aconteceu, afinal, com a nova Reforma Trabalhista trabalho temporário? Essa nova lei que entrou em vigor em 2017 mudou algumas ações que regem esse tipo de contrato em todas as regiões do país.

De acordo com a Lei 13.429 a contratação temporária possui uma duração máxima de seis meses – podendo ser prorrogada por mais 90 dias. Antes da nova lei trabalho temporário o contrato era de 90 dias podendo ser prorrogado por mais três meses – com máximo de seis meses, portanto. Com a nova lei esse prazo chega a até nove meses.

Importante lembrar que o trabalhador temporário conta com o INSS normalmente. Os meses de contratação são convertidos em tempo de contribuição para aposentadoria. Além disso, o trabalhador possui os direitos previdenciários garantidos – incluindo auxílio doença.

Confira algumas oportunidades em Trabalho Temporário para o Final de 2018!

 

Leia Também