Como funciona o Sisu 2018

Como funciona o Sisu 2018 – Conheça todos os detalhes sobre o Sistema de Seleção Unificada para o ano de 2018, e saiba como realizar a sua inscrição!

Como funciona o Sisu 2018 – Confira todos os detalhes sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e como fazer a sua inscrição! Tire todas as dúvidas!

Milhares de brasileiros em todos os cantos do país estão buscando a melhor maneira de ter um bom currículo e, para isso, buscam uma vaga em uma instituição de ensino superior pública. Algumas das melhores chances surgem pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Mas você sabe como funciona o Sisu 2018? Para garantir as melhores oportunidades é sempre interessante estar por dentro dessa seleção e saber todos os detalhes sobre as etapas variadas – desde a inscrição até o momento da matrícula.

Sabendo disso, selecionamos todas as informações necessárias para quem quer entender tudo sobre o Sisu. Confira a seguir todos os detalhes sobre a ação que oferece milhares de vagas em todo o país.

Como funciona o Sisu 2018
Foto: Flávio Sardou/Prefeitura de Macaé.

O que é o Sisu?

O que é o Sisu
Foto: Gabriel Almeida/EACH

Mas afinal, o que é o Sisu? O Sistema de Seleção Unificada é um sistema informatizado criado e administrado pelo Ministério da Educação (MEC). É a partir dele que instituições públicas de educação superior oferecem oportunidade para candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Confira também Como participar da Lista de Espera do Sisu 2018!

Como funciona o Sisu?

É importante saber como funciona o Sisu. Esse processo de seleção acontece em uma etapa única de inscrição, primeiramente. Depois de fazer a inscrição no Sisu 2018, os candidatos devem escolher até duas opções entre as vagas disponibilizadas por instituições participantes.

Essa escolha acontecerá por ordem de preferência. Esses mesmo candidato deverá optar também por concorrer a ampla concorrência ou a vagas reservadas a Lei de Cotas – ou vagas voltadas para outras políticas afirmativas das instituições.

Saiba como funcionam as Cotas no Sisu 2018!

Como funciona o Sisu
Foto: Divulgação

Durante o período de inscrições é possível que todos os candidatos alterem suas opções, sendo considerada válida a última inscrição confirmada. Depois disso, o próprio sistema irá selecionar os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com as notas do Enem e pesos (ou bônus).

Importante: quem pode participar do Sisu 2018? Todos os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio em 2017. Apenas é necessário ficar atento aos prazos e datas definidas.

Serão selecionados, no fim do período de classificações, os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso – sempre de acordo com as modalidades de concorrência. Se o candidato conseguir passar nas duas opções, será direcionado automaticamente para a primeira opção.

As inscrições do Sisu 2018 estarão abertas a partir do dia 29 de janeiro (até o dia 1º de fevereiro). Para saber mais, acesse: http://bit.ly/Inscrições-Sisu-2018

 

Leia Também