Carteira de motorista GRÁTIS pode ser solicitada ainda HOJE: veja como funciona o CNH Social

Você precisa de uma ajudinha para tirar habilitação? Saiba como participar de um programa gratuito!

Ultimamente, a necessidade de ter uma carteira de motorista vem crescendo, já que o documento auxilia em muitos sentidos. Entretanto, os altos valores para acessá-lo fazem com que muitas pessoas, especialmente as de baixa renda, acabem desistindo. Felizmente, o programa CNH Social surgiu para auxiliar nesse caso.

Se você está procurando por uma alternativa de acessar sua carteira de motorista pela primeira vez, mas não tem dinheiro, continue acompanhando a matéria a seguir e veja os detalhes para participar da ação.

Muitas pessoas ainda não sabem, mas é possível conseguir tirar a CNH gratuitamente. Para isso, basta se inscrever!
Muitas pessoas ainda não sabem, mas é possível conseguir tirar a CNH gratuitamente. Para isso, basta se inscrever! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o programa CNH Social?

Em suma, o programa CNH Social é oferecido pelos órgãos de trânsito, que concedem a possibilidade de interessados obterem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma totalmente gratuita, o que ajuda grupos sociais menos favorecidos a entrarem no mercado de trabalho e se locomoverem com mais facilidade.

Para ajudar a promover a igualdade entre os cidadãos, o programa conta com diferentes categorias de habilitação, desde a A (que serve para motocicletas) até a E (que abrange veículos de carga). Além disso, o programa oferece gratuidade ou, pelo menos, redução das taxas para quem quer tirar o documento.

Através do programa, os interessados têm acesso às aulas totalmente gratuitas, tanto teóricas quanto práticas, que proporcionam a formação completa para beneficiários. O objetivo principal dessa iniciativa é promover a igualdade social, de forma que pessoas de baixa renda também acessem serviços comuns.

Veja também: Novas regras no volante! Cuidado para você não ser multado!

Quais estados optaram pela iniciativa?

Ademais, vale destacar que, hoje em dia, não são todos os estados que oferecem a CNH Social para os cidadãos. É importante ter em mente, entretanto, que muitos dos que ainda não oferecem o serviço já estão se organizando para, no futuro, ofertarem o programa. veja abaixo quais regiões já oferecem as inscrições:

  • Minas Gerais;
  • Pernambuco;
  • Rio Grande do Sul;
  • Amazonas;
  • Paraíba;
  • Goiás;
  • Espírito Santo.

Para se inscrever, é importante que você fique atento ao site do Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado. É por lá que você saberá quando as oportunidades estiverem abertas e como se inscrever.

Veja os critérios para participar do CNH Social

Por fim, embora o serviço seja totalmente gratuito, para participar é importante se enquadrar em algumas regras específicas. Vale destacar que cada estado pode ter suas exigências, mas algumas são comuns a todos eles, como as seguintes:

  • O interessado deve ser aluno da rede pública de ensino;
  • Deve, também, saber escrever e ler;
  • É importante ter idade superior a 18 anos;
  • Para comprovar baixa renda ou vulnerabilidade, a pessoa pode estar desempregada há ais de um ano;
  • Ex-presidiários também podem participar, desde que recebam, no máximo, dois salários mínimos mensais;
  • Pessoas que nunca tiveram registro em carteira também podem participar.

Há algumas regiões que podem solicitar registro no Cadastro Único também, então se informe no Detran antes de entregar os documentos necessários.

Veja também: TODOS os brasileiros podem tirar a CNH GRATUITA? Tire suas dúvidas sobre o programa!