Como fugir do WhatsApp CLONADO? Entenda e PREVINA-SE!

Aplicativo é amplamente adotado como o principal meio de mensagens no Brasil, o que o torna vulnerável a ser usado para disseminar promoções falsas e outras formas de mensagens fraudulentas.

O WhatsApp se tornou uma parte essencial de nossas vidas, permitindo-nos manter contato com amigos, familiares e colegas de trabalho de maneira conveniente e eficaz.

Com a crescente popularidade do aplicativo, também surgiram ameaças, como a clonagem do WhatsApp, que pode comprometer nossos dados pessoais e privacidade.

Aprenda a se proteger com dicas simples. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

O que é a clonagem do WhatsApp?

A clonagem do WhatsApp é um golpe no qual um terceiro mal-intencionado obtém acesso ao seu aplicativo em um dispositivo diferente, efetivamente assumindo o controle de sua conta. Isso pode permitir que o invasor leia suas mensagens, acesse seus contatos, envie mensagens em seu nome e até mesmo espalhe informações falsas em seu nome.

A clonagem normalmente envolve enganar a vítima para que compartilhe seu código de verificação de seis dígitos ou aproveitar vulnerabilidades de segurança no dispositivo.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais isso pode ocorrer:

  1. Solicitação de código de verificação: Os invasores podem tentar convencer você a compartilhar o código de verificação que o WhatsApp envia por SMS. Eles podem se passar por alguém de confiança ou alegar que você precisa fornecer o código por motivos falsos.
  2. Aproveitando a vulnerabilidade do SIM card: Alguns golpistas exploram vulnerabilidades do cartão SIM para clonar o aplicativo. Isso pode acontecer quando alguém obtém acesso físico ao seu SIM card.
  3. Aplicativos de clonagem: Existem aplicativos de terceiros que prometem clonar contas. É fundamental evitar o uso de tais aplicativos, pois eles são frequentemente maliciosos.

Veja também: Passo a passo COMPLETO para recuperar mensagem apagada do WhatsApp

Como se proteger?

A prevenção é a chave para manter sua conta do WhatsApp segura. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar:

  1. Ative a verificação em duas etapas: Essa é uma camada adicional de segurança que exigirá um PIN de seis dígitos que você configura para acessar sua conta. Isso dificulta que invasores acessem sua conta, mesmo que tenham seu código de verificação.
  2. Não compartilhe seu código de verificação: Nunca compartilhe seu código de verificação de seis dígitos com ninguém, mesmo que a solicitação pareça legítima.
  3. Mantenha seu dispositivo seguro: Mantenha seu smartphone atualizado com as últimas atualizações de segurança e evite fazer o root ou o jailbreak do dispositivo, pois isso pode torná-lo mais vulnerável.
  4. Desative o WhatsApp Web quando não estiver em uso: Certifique-se de encerrar a sessão do WhatsApp Web quando não estiver usando a versão web do aplicativo.
  5. Fique atento a atividades suspeitas: Se você notar algum comportamento estranho em sua conta, como mensagens que você não enviou ou dispositivos desconhecidos conectados à sua conta, tome medidas imediatas, como desconectar todas as sessões e alterar a senha.

Ao constatar que teve a conta clonada, é altamente recomendável informar aos seus amigos, familiares e conhecidos caso você tenha sido alvo de um golpe. Isso garantirá que suas conexões estejam cientes e alertas, caso recebam solicitações inadequadas de transferências via Pix, por exemplo, associadas ao seu número ou provenientes de uma conta clonada que utiliza sua identidade, incluindo nome e foto.

Entre em contato com o WhatsApp. Uma solução recomendada pelos especialistas em casos como esses é o uso da ferramenta “Fale conosco”. Essa opção oferece um espaço dedicado para relatar problemas relacionados ao aplicativo. Se você acredita que sua conta foi comprometida ou se alguém está tentando aplicar golpes em seu nome, uma medida adicional que pode ajudar a resolver a situação é enviar uma mensagem diretamente para a empresa por meio dessa funcionalidade.

Veja também: Passo a passo para RECUPERAR áudios apagados do WhatsApp